Em meio a atual batalha de lançamentos de placas de vídeo entre AMD e Nvidia, informações apontam para um novo capítulo em 2021. De acordo com o canal Moore’s Law is Dead, o principal anúncio do ano que vem seria uma placa de 48 GB de VRAM pela Nvidia, um produto de grande potencial no mercado.

Os atuais lançamentos de 2020 mostram que a AMD não conseguiu superar os principais cards da Nvidia, e a disputa promete se acirrar em 2021. Isto porque a AMD pretende ter também um grande anúncio no próximo ano, uma ‘biggest navi’ que poderia duelar com os principais nomes da concorrente.

Ainda de acordo com o canal, este lançamento da AMD contaria com 80 unidades de memória e teria arquitetura HBM2, um conjunto que resulta em grande desempenho e potência para os mais diversos fins do usuário. Seria uma placa que, além de poderosa, seria versátil e popular, o que a torna ainda mais forte em um mercado concorrido.

publicidade

 Em vídeo recente, youtuber americano revela informações sobre suposta nova placa de vídeo da Nvidia.

No entanto, a Nvidia teria sua resposta a altura. Uma placa de vídeo com 48 GB de VRAM, utilizando uma arquitetura GDDR6X, que garante até 1024 GB/S de banda: uma capacidade de processamento inigualável no mercado. O canal Moore’s Law is Dead afirmou que este seria o maior lançamento da Nvidia para o mercado em 2021, e inclusive revelou fotos da suposta placa.

Funções de uma placa a gráfica

Em essência, a função central de uma placa de vídeo é dar suporte dedicado ao processamento gráfico de um computador. Assim, ela retira o excesso de trabalho gráfico exercido pela memória RAM do sistema, que é responsável pelo armazenamento randômico e momentâneo de informações e processos da máquina. Isto permite que o hardware consiga processar informações de um programa em específico com maior potência e sem prejudicar o andamento de outros processos internos.

Caso se solidifiquem em anúncios oficiais, estes produtos darão o norte de aprimoramento do hardware de usuários profissionais e gamers para os próximos anos. Isto considera que outros componentes precisam estar pareados em processamento para que placas com tamanho poder sejam utilizadas em seu potencial máximo.

Fonte: TechRadar