De acordo com o código-fonte Gerrit no Chromium, o Google está desenvolvendo um novo modo “light” (claro) e um tema “dark” (escuro) para seu sistema operacional Chrome OS.

Apesar de já utilizar uma interface com características do modo claro, como o gerenciador de arquivos ou a página de configurações, alguns elementos aleatórios ainda utilizam características do tema escuro, como a bandeja do sistema e iniciador do Chrome. Acredita-se que os desenvolvedores do Google tenham percebido que manter partes de um e outro em um mesmo tema não trazem um visual consistente para melhor apresentar o conteúdo.

publicidade

De acordo com o portal Android Police, algumas entradas de códigos Gerrit do Chromium apontam para um tema claro em desenvolvimento, voltados para a tela de login e atualizações de alguns botões. Foram encontradas também informações indicando que quando o modo claro estiver ativado, o Chrome OS irá utilizar o branco como base, caso não encontrar uma maneira de colorizar a tela de bloqueio de acordo com o papel de parede atual.

Outros códigos revisam completamente as cores do inicializador para que elas de adaptem ao tema, como a caixa de pesquisas e suas bolões de sugestões. No modo tablet, a barra também se adaptará ao tema, conforme essa mesma codificação.

publicidade

Google/Reprodução

Sistema operacional lançado em 2010 está disponível em diversos computadores. Créditos: Google/reprodução

publicidade

Temas escuros parecem sempre agradar os usuários, logo, um novo tema claro pode soar estranho, ainda mais em uma interface que aparentemente já utiliza o modo. Possivelmente o Google esteja seguindo tendências já adotadas pela Microsoft e Apple, que já utilizam o modo light.

O modo claro permite uma melhor legibilidade para o usuário, e essa qualidade se baseia fortemente em um bom nível de contraste entre o texto e o fundo. O atual modo “light” do Chrome OS ainda não se utiliza 100% desses benefícios, portanto, a atualização deve melhorar a acessibilidade e usabilidade do sistema.

publicidade

O Google também prepara um modo noturno para o seu sistema operacional, apesar de alguns elementos já adotarem o tema escuro. Lembrando que a companhia já tentou a utilização do modo anteriormente, mas alguns Chromebooks começaram a apresentar falhas devido a um bug na codificação do tema.