Depois de ter se tornado uma das soluções mais populares para videoconferências, o Microsoft Teams prepara novidades para “breve” e “ainda este ano”. A empresa está turbinando o Modo Juntos, que passará a permitir que os usuários finjam estar realizando reuniões em cafeterias, entrem em salas de reunião menores ou usem layouts personalizados para sobreporem aos apresentadores diretamente nos slides.

A pandemia da Covid-19 serviu de indutor para que a Microsoft investisse nas potencialidades do Teams. Em julho, por exemplo, a gigante apresentou seu novo Modo Juntos, projetado para criar um avatar virtual ao vivo do usuário, fazendo com haja mais envolvimento com as reuniões em curso.

No entanto, mais recursos estão sendo adicionados justamente para emular melhor a maneira como se trabalha no velho modo tradicional. Daí a inclusão de vários auditórios, salas de conferências e até uma cafeteria. Também, graças a inteligência artificial, as pessoas serão dimensionadas e centralizadas automaticamente em seus assentos virtuais, não importa a distância que estejam sentadas de sua webcam.

publicidade

Das quadras da NBA à sala de aula

A Associação de Basquete dos EUA (NBA) já vem usando o novo Modo Juntos desde julho. O recurso tem permitido colocar os fãs deste esporte ao lado da quadra em uma experiência virtual durante jogos ao vivo. “Esta nova experiência – a primeira a ir ao vivo como resultado da parceria NBA/Microsoft – dá aos fãs participantes a sensação de estarem sentados lado a lado em um jogo, sem deixar o conforto e a segurança de suas casas”, afirma Jared Spataro, chefe do Microsoft 365.

Reprodução

Parceria entre Microsoft e NBA permitiu que fãs de basquete assistam às partidas com se estivessem na quadra, compartilhando a energia e a vibração com os jogadores. Crédito: Microsoft/Divulgação

Sparato assegura que, no caso da NBA, todos ganham com o mecanismo, que pode mexer até com quem está atuando na quadra. “Os jogadores experimentarão a energia e apoio enquanto driblam na quadra, vendo a reação dos fãs em tempo real. E os espectadores que assistirem ao jogo em casa sentirão a energia da multidão e também verão as arquibancadas virtuais repletas de fãs”.

A Microsoft ainda melhorará (em breve) os layouts personalizados do Teams. Isso deve renovar a forma como o conteúdo é adicionado durante as reuniões. Permitirá, por exemplo, que um feed de vídeo do apresentador seja colocado em cima de uma apresentação de slides para que os participantes não precisem escolher entre assistir ao apresentador ou olhar para o conteúdo separadamente. Para isso, faz-se simplesmente o desfoque de fundo.

Também foi anunciado que “ainda este ano” serão acrescentadas opções para salas de descanso. Isso permitirá que os participantes se dividam em grupos menores, nos quais os apresentadores podem entrar e sair. Parece ideal para aulas remotas. Nesta aplicação, um professor pode pedir aos alunos que se dividam em grupos para atividades específicas e, em seguida, verificar seu progresso.

Fonte: The Verge