A sonda japonesa Hayabusa2 terá que fazer hora extra. De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), a espaçonave terá que realizar uma parada em outro asteroide logo depois de voltar para a Terra.

Atualmente, a Hayabusa2 está a caminho de casa com amostras do asteroide Ryugu – com expectativa de chegada para dezembro. Mas o retorno não significa aposentadoria para a sonda, já que na sequência ela partira em direção a um novo alvo de asteroide: 1998 KY26, que deve alcançar em 2031.

A espaçonave deixou Ryugu em novembro de 2019 após um ano de estudos e cinco de viagem. A órbita do asteroide o coloca em uma distância que varia entre 0.9 e 1.4 unidades astronômicas do Sol (uma unidade astronômica é o equivalente à distância entre a Terra e o Sol, cerca de 149.598.000 de quilômetros). A cápsula com as amostras da rocha será ejetada em um paraquedas e a sonda, ainda em órbita, será usada na nova missão de exploração.

Morota et al./Science

publicidade

Imagens da superfície do asteroide Ryugu feitas pela sonda Hayabusa2. Imagem: Morota et al./Science

Em Ryugu, o objetivo foi ajudar na compreensão sobre a composição dos minerais em um asteroide, e assim abrir novas linhas de conhecimento sobre a origem e evolução da Terra e do Sistema Solar. A nova missão estendida enviará a Hayabusa2 em uma viagem de décadas através do espaço para se concentrar na defesa planetária, poeira interplanetária e detecção de exoplanetas.

O asteroide 1998 KY26 circunda o Sol entre as órbitas da Terra e de Marte, ocasionalmente cortando o caminho do nosso planeta em sua viagem de 1,37 ano. O corpo celeste tem cerca de 30 metros de diâmetro e leva apenas 10,7 minutos para girar uma vez em torno de seu eixo, de acordo com a Jaxa.

Via: Space.com