O modo escuro está próximo (finalmente) de ser efetivamente incorporado ao Google Maps para dispositivos Android. Apesar de a plataforma já contar com o “dark mode” durante o modo de navegação (com GPS), o novo recurso abrange o tema em todo o aplicativo e já está sendo executado por usuários de Android 10 e Android 11.

Nesta terça-feira (29), o usuário u/BrokenFuckenArm do Reddit publicou duas fotos ao anunciar a novidade. Segundo ele, o recurso foi executado na versão 10.51.1 do Google Maps em seu dispositivo Android 10, um dia antes de seu post no fórum.

Reprodução

Modo escuro funciona em toda a navegação do aplicativo, mas ainda não está disponível para todos os usuários. Foto: u/BrokenFuckenArm/Reddit

publicidade

Como visto na foto, é possível observar que o app apresentará três opções padrões: tema claro, tema escuro e tema padrão do dispositivo. O Google Maps deixa claro que a escolha do tema não vai interferir no modo utilizado para navegação.

Similar a maioria das ferramentas com o “dark mode”, uma das cores predominantes do tema escuro do Google Maps é o cinza (sem contar a cor preta, claro). Outras cores como o branco e azul pastel aparecem em detalhes como ícone de microfone e guia em uso, respectivamente.

Reprodução

Aparições do dark mode no Google Maps de dispositivos Android revela que recurso deve estar próximo de ser lançado. Foto: Tuttodroid/Reprodução

Existem vários relatos de usuários do Android 10 e do Android 11 que receberam a nova aparência da ferramenta — na versão 10.51.1 do Google Maps —, mas o recurso não está disponível para todos.

A expectativa é que o lançamento oficial do tema seja concretizado em breve, inclusive nos dispositivos iOS. No entanto, o Google ainda não anunciou um prazo definitivo.

Demora no lançamento

Enquanto aplicativos como YouTube, Gmail, e Google Agenda ganharam adaptações para o modo escuro, o Maps ainda é carta fora do baralho.

Apesar de a implementação do tema escuro durante o modo navegação ser antiga, o pedido dos fãs pela implantação na íntegra tarda a ser atendido.

No começo do mês, o usuário @Alex193a do Twitter chegou a vazar a novidade com antecedência na rede social. Os recursos, no entanto, estavam em fases de teste e se mostraram diferentes das versões encontradas nos últimos dias.

 

Via: 9to5Google