A forma como os brasileiros transferem dinheiro e fazem pagamentos vai mudar em breve. Isso porque a partir desta segunda-feira (5), os cadastros do PIX — novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) que possibilitará transferências e pagamentos em tempo real — começam a valer para clientes das mais diversas instituições financeiras.

Gratuito para usuários pessoa física, o PIX permitirá que transferências monetárias entre instituições financeiras e pagamentos de contas sejam realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano (incluindo até feriados nacionais). Além disso, o sistema tem a premissa de oferecer maior segurança, apresentar estrutura flexível e aberta de participação, operar com multiplicidade de casos e trabalhar com fluxo de dados com informações agregadas.

Reprodução

Sistema de pagamento PIX, do Banco Central, poderá trazer diversos benefícios para os brasileiros. Foto: Banco Central/Divulgação

publicidade

Outra característica do novo meio de pagamento do BC será a possibilidade de cadastrar “chaves PIX” (espécie de “apelidos” ou “atalhos” para identificar contas no sistema) para simplificar e agilizar as operações. O usuário poderá vincular o PIX ao seu CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória.

O cadastramento não é obrigatório para a realização ou recebimento de um PIX, mas caso o usuário opte pela chave PIX ao invés de informar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação, será necessário cadastrar o meio de pagamento dentro do aplicativo de sua instituição financeira.

A boa notícia é que fintechs como a Nubank estão premiando seus clientes que cadastrarem o PIX em seu aplicativo. A Promoção Tem WOW nesse PIX dará um número da sorte para cada chave PIX registrada entre 5 de outubro e 15 de novembro. O sorteio dos seis Super WOWs (cada um no valor de R$ 20 mil) acontecerá no dia 28 de novembro.

Já a segunda fase da premiação concederá números da sorte (com premiação de R$ 50 mil) para cada transferência feita via PIX iniciada ou recebida na conta do Nubank, entre 16 de novembro e 31 de dezembro. O sorteio dos cinco Mega WOWs ocorrerá em 16 de janeiro.

Seja para facilitar a sua vida ou para ganhar uma bolada, se você ficou interessado em cadastrar o PIX em sua conta Nubank, mas não sabe como fazê-lo, o tutorial abaixo vai te ajudar nessa missão.

1. Abra o seu aplicativo Nubank e clique na seta abaixo do nome cadastrado no app.

Reprodução

2. Vá em “Configurar conta”.

Reprodução

3. Acesse a opção “Pix”.

Reprodução

4. Para avançar, toque em “Registrar no Pix”.

Reprodução

5. Você será direcionado para uma página contendo seu CPF, e-mail e número de celular. Caso optar por fazer o registro de todas as chaves de uma vez, toque em “Registrar todas”.

Reprodução

6. Se desejar cadastrar apenas chaves específicas, vá em “Escolher chaves”.

Reprodução

7. Você poderá optar por registrar cada chave ou pular para a próxima.

Reprodução

8. Caso tenha cadastrado seu número de celular, você receberá uma mensagem via SMS para a confirmação do mesmo. Basta digitar o código recebido.

Reprodução

9. Ao final do cadastramento, você receberá uma mensagem confirmando as chaves selecionadas.

Reprodução

Pronto! Você conseguiu efetuar o cadastramento de suas chaves PIX e um novo comunicado do Nubank deverá chegar com maiores informações.

É importante frisar que os pagamentos e transferências pelo PIX serão possíveis apenas a partir do dia 16 de novembro. Até lá, uma fase de testes será disponibilizada a partir de 3 de novembro, mas somente para alguns clientes selecionados.

Via: Nubank