EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Nem todos vão lembrar que ele existe, mas o Instagram Threads recebeu uma atualização consideravelmente grande por parte do Facebook. O app de mensagens, concebido como uma forma de enviar “DMs” apenas para membros dos “melhores amigos” do Instagram agora permite que você envie mensagens para qualquer usuário da rede. A grosso modo: ele funciona igual ao Facebook Messenger, só que no Instagram.

Ironicamente, essa era a intenção original do Threads, mas o Facebook matou a ideia após testes de público mostrarem uma desaprovação dos usuários por um aplicativo que fizesse, essencialmente, o que você já faria pela interface do Instagram. Assim sendo, o Threads nasceu como um aplicativo próprio por onde você compartilhava momentos do seu dia a dia – de stories a mensagens – com um seleto grupo de seguidores.

publicidade

Reprodução

Instagram Threads: app “esquecido” de mensagens do Instagram ganha atualização de grande porte do Facebook. Imagem: Android Central/Reprodução

Ainda assim, o Threads sempre permaneceu vivo, ainda que em esquecimento do público em geral, passando por atualizações comuns que traziam correções de bugs e pequenos problemas. Desta vez, porém, o update inaugura uma reformulação completa da função primária do aplicativo, ainda que isso traga incertezas sobre a sua posição nos negócios da empresa fundada por Mark Zuckerberg.

Isso porque, na última semana, o Facebook anunciou a integração do Instagram com o Messenger, incorporando funções que, em tese, fazem do Threads algo redundante. Seria bom senso especular que este último seria, então, descontinuado. Entretanto, a atualização de hoje aponta para outro caminho.

publicidade

Por outro lado, usuários brasileiros majoritariamente preferem enviar mensagens pelo Instagram do que pelo Messenger, segundo nota que o Olhar Digital publicou mês passado, então a empresa pode ter algum dado que corrobore essa mudança – e nós não teríamos o conhecimento dele por enquanto.

Ainda não são claras as pretensões do Facebook com o Threads – ou mesmo se há alguma: é bem possível que a atualização esteja apenas obedecendo a um calendário de produtos e que sua descontinuidade possa vir nos próximos meses. Até lá, ao menos, você conta com três formas distintas de chamar a atenção da sua comunidade de amigos no Instagram.

A atualização ainda não apareceu no smartphone que usamos para teste, mas a sua disponibilidade parece ser gradual, então se você for usuário do Threads, é provável que ela apareça na tela do seu aparelho em algumas horas.

Fonte: Android Central