Para celebrar o Dia da Natureza, comemorado no último domingo (4), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) instalou em três estações de trem e metrô de São Paulo uma ‘Retorna Machine’, máquina de venda reversa para descarte de embalagens recicláveis. Ao depositar, o usuário recebe em troca créditos para uso no transporte público. Além disso, cada embalagem depositada terá também seu valor revertido para a Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo.

A ação é realizada em parceria com a Triciclo, empresa que cria e opera soluções para o desenvolvimento sustentável, e tem como objetivo recolher embalagens pós-consumo de bebidas de até 2,5 litros e latas de aço de alimentos. Serão aceitos objetos como aço, longa vida, alumínio, plástico, porém nenhuma embalagem de produto lácteo. O código de barras precisa estar legível para a máquina registrar o recipiente e os itens depositados somam créditos que variam de 10 a 15 pontos, dependendo do material.

Cada 100 pontos acumulados equivalem a R$ 0,35, que serão creditados na conta do passageiro vinculada ao sistema da Triciclo. Eles poderão ser trocados por créditos no Bilhete Único ou BOM. O limite máximo para pontuação é de dez embalagens por dia. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições. Os 10 passageiros que mais reciclarem em cada uma das estações, serão bonificados com crédito extra equivalente a três passagens, isto é, com 3.780 pontos Triciclo.

Triciclo/Reprodução

publicidade

Passageiros podem trocar embalagens por créditos. Ação é comum em várias cidades do mundo. Créditos: Triciclo/Reprodução

Além de ajudar na proteção do meio ambiente, a Casa do Zezinho, instituição de acolhimento para crianças e adolescentes, também será beneficiada. “Com essa ação, unimos forças para conscientizar a todos sobre a importância de preservar o meio ambiente e ainda conseguimos ajudar instituições que fazem um trabalho social muito importante”, disse o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

A ação ocorre entre os dias 1 e 7 de outubro. As máquinas estão na Estação República (plataforma de embarque da Linha 4-Amarela sentido São Paulo-Morumbi), Estação Brás (área livre da CPTM) e na Estação Jabaquara (no Terminal Metropolitano da EMTU). Promotoras estão nos locais para auxiliar as pessoas a usar a máquina e evitar aglomerações. 

Fonte: CPTM