O Google lançou o Android 11 no comecinho de setembro com foco em pessoas, controles e privacidade. Na quinta (8), a empresa anunciou em uma publicação no seu blog oficial que a atualização ganhará, no outono norte-americano (até novembro), mais seis novidades.

As próximas mudanças no Android também estão divididas em tópicos relacionados a interatividade, Google Assistente e acessibilidade. Algumas, inclusive, já foram lançadas de maneira controlada pela empresa para um número limitado de países e usuários.

publicidade

Nas próximas semanas, usuários de dispositivos que já receberam a atualização para o Android 11 poderão se deparar com algumas mudanças no sistema. A seguir, você confere quais são essas novidades anunciadas pela empresa.

1. Google Assistente

Em parceria com 30 aplicativos do Google Play – como Walmart, Mint, Snapchat, Spotify, Etsy e Discord –, o Google Assistente estará mais integrado e poderá realizar mais ações. Segundo a empresa, bastará usar comandos como “Ok Google, registre um smoothie de frutas vermelhas no MyFitnessPal”. Então, o aplicativo incluirá o registro na dieta sem precisar ser aberto.

publicidade

Como a própria empresa cita, também será possível usar o comando “Ok Google” para para fazer buscas por algo ou alguém dentro de um aplicativo, escolher músicas e mais. Desde que o app seja compatível, é claro. O Google cita que mais países e idiomas receberão o suporte para as novas funções do Assistente em breve.

2. Google Duo

publicidade

Atualização no Google Duo permitirá que smartphones Android compartilhem própria tela em videochamadas. Imagem: Google/Reprodução

Em videochamadas usando o Google Duo, usuários poderão compartilhar a própria tela para mostrar imagens, calendários e outros. A novidade vinha sendo liberada de forma gradativa e passará a ser disponível para todos os usuários.

publicidade

3. Evitando chamadas de spam

Outra boa novidade que chegará em breve para mais usuários está no aplicativo de telefone do Google. Ele será responsável por identificar chamadas de spam e até mesmo adiantar o assunto de ligações. O aplicativo pode ser baixado no Google Play.

“Temos trabalhado para levar o aplicativo para mais pessoas e agora ele está disponível para download pela primeira vez na maioria dos dispositivos Android com Android 9 ou superior”, disse a empresa na publicação. Em um número limitado de países, o app de telefone do Google já vinha disponibilizando a novidade.

4. Transcrição instantânea

Com o aplicativo Tradução instantânea, focado em acessibilidade, usuários poderão utilizar o smartphone para transcrever falas, áudios e conversas. Além disso, ele traz a função de ‘Notificações de Som’. Essas notificações alertam usuários com perda auditiva (ou com fones de ouvido) sobre “ruídos importantes, inconvenientes ou alarmantes” ao seu redor.

Dessa forma, o celular pode enviar notificações ao detectar sons como um alarme de incêndio, batidas na porta, eletrodomésticos, latidos de cachorro e mais. A função também é compatível com relógios inteligentes que utilizam o sistema Wear OS.

5. Blocos de ação

Outro recurso de acessibilidade do Android 11 que será ampliado nas próximas semanas é chamado de ‘Blocos de ação’. “Ele atua como uma voz artificial para pessoas com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, afasia e outras deficiências relacionadas à fala”, explica o Google.

Com ele, é possível utilizar blocos com mensagens pré-programadas com frases comuns, como um “sim”, “não” ou “com licença, tenho algo a dizer”. O aplicativo traz uma série de símbolos de comunicação de imagem que tornam seu uso mais simplificado. Além do inglês, os idiomas japonês, francês, alemão e italiano estão incorporados.

6. Google TV

Anunciado durante o evento ‘Launch Night In‘, o serviço Google TV reunirá conteúdos e recomendações de filmes e programas de serviços de streaming. É como um único espaço para gerenciar não somente as assinaturas, mas principalmente a biblioteca do que o usuário pode assistir. Por enquanto, ele estará disponível apenas nos EUA.

Fonte: Google