EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Sem nenhum alarde, o Google disponibilizou na sua loja de aplicativos o Gmail Go. A nova versão do aplicativo é mais leve em relação ao aplicativo tradicional do Gmail, tanto que seu download pesa apenas 9,9 MB. Ele é disponibilizado para dispositivos mais simples ou apenas para o usuário que quer uma versão simplificada do app.

Visualmente, os dois aplicativos são praticamente idênticos. No Gmail Go, o usuário tem um novo ícone (com o nome ‘GO’ escrito em vermelho), mas todos os menus estão localizados no mesmo lugar. Outra diferença, porém, é que a versão mais leve não possui integração com o Google Meet. Logo, diferente do app do Gmail, ele não possui a aba inferior que divide o app em ‘E-mail’ e ‘Reunião’.

publicidade

Reprodução

Interface geral do Gmail Go (à direita) traz as mesmas características visuais, menus e botões do app Gmail (à esquerda). Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

publicidade

No Gmail Go, os usuários também podem usar os gestos de arrastar para os lados para arquivar algum e-mail. Ele também traz suporte para várias contas e caixas de entrada. No entanto, para ser mais leve, deixa de lado alguns elementos visuais da interface. No lugar de adotar um efeito sombreado, há um contorno branco na barra de pesquisa e em áreas que delimitam o espaço com uma divisória.

Para dispositivos básicos

Quando o usuário rola as listas de e-mail ou navega no aplicativo, percebe que ele não é tão fluido quanto na versão completa do Gmail. A limitação é aplicada exatamente para impedir que o Gmail Go consuma muito processamento e RAM em celulares básicos.

O aplicativo Gmail Go faz parte de uma iniciativa do Google para smartphones com desempenho limitado e regularmente mais acessíveis. A companhia lançou, também recentemente, a versão Android 11 Go do seu sistema operacional móvel. Ela é voltada para celulares com até 2 GB de RAM e promete ser até 20% mais rápida do que a versão anterior.

Os usuários também podem baixar o próprio app Google Go, Maps Go, YouTube Go e outros. Eles possuem a mesma premissa: oferecer desempenho estável para dispositivos mais simples. O download do Gmail Go, assim como dos outros, pode ser feito no Google Play.

Via: 9to5Google