Uma tribo, chamada Hoh, localizada no oeste de Washington, nos Estados Unidos, faz parte dos testes iniciais do serviço de banda larga da Starlink, da SpaceX. Após anos de luta, os membros do grupo conseguiram acesso a um serviço moderno de internet.

“Nos últimos oito anos, senti como se estivéssemos remando rio acima com uma colher e quase não chegando a lugar nenhum com acesso à internet para a reserva”, disse Melvinjohn Ashue, vice-presidente do comitê de governo da tribo.

No início da pandemia, preocupados com a comunicação, os membros de Hoh contataram Russ Elliott, diretor do Washington State Broadband Office, e relataram os problemas de conexão. Para ajudá-los, a autoridade apresentou os integrantes da tribo à SpaceX.

Reprodução

publicidade

Após anos de luta, os membros do grupo conseguiram acesso a um serviço moderno de internet. Foto: rafapress/ Shutterstock

“A tribo Hoh compartilhou sua história, e a Stalink se sentiu compelida a vir para ver o que eles poderiam fazer para ajudar”, disse Elliott. Em um vídeo produzido pelo Departamento do Comércio do Estado de Washington, Ashue disse que “parecia que do nada, a SpaceX surgiu e apenas nos catapultou para o século 21. Nossos jovens podem estudar e participar de transmissões. Telemedicina não será mais um problema”.

Teste beta

A tribo atualmente participa da fase de testes beta fechado do serviço de internet banda larga da SpaceX. O serviço é gratuito durante esse período. No entanto, com subsídios do governo, o serviço pode ser mantido para os pouco mais de 100 moradores de Hoh.

Testes de utilização feitos até o momento apontaram velocidades de download que variam entre 11 Mbps e 60 Mbps. As velocidades de upload variaram entre 5 Mbps e 18 Mbps.

Atualmente, há 700 satélites em órbita baixa. Isso, segundo Elon Musk, é o suficiente para um “beta público bastante amplo”, que estará disponível para mais clientes no norte dos Estados Unidos. Apesar disso, não há previsão para que um período maior de testes seja liberado para o público.

Via: ArsTechnica