Nesta quarta-feira (14), o PlayStation 4 começa a ser atualizado globalmente para a versão 8.00 do sistema. A atualização traz mais integração entre os aplicativos Party e Mensagens, que passarão a integrar grupos de jogadores por voz e mensagem. A mudança que chega para o PS4 também estará disponível no PS5.

Outra novidade nos grupos é que o administrador poderá remover membros, desde que haja pelo menos três. Em grupos com dois membros, não será mais possível alterar o nome ou a imagem. Entre as mudanças visuais, os membros de um grupo verão um ícone que distingue quando o microfone está ligado ou desligado.

publicidade

Tratando-se de segurança e privacidade, foi introduzido um novo sistema de verificação em duas etapas para autenticar aplicativos. No controle parental, os menus foram simplificados e trazem opções mais reunidas e claras. Os filhos também poderão “pedir” aos pais para usar alguns recursos de comunicação em jogos específicos. Os pais, neste caso, recebem uma notificação por e-mail para liberar ou não a função solicitada.

A atualização também traz novos avatares que podem ser usados no perfil. Eles incluem temas de jogos como ‘Bloodborne’, ‘Journey’, ‘Ghost of Tsushima‘, ‘God of War‘, ‘The Last of Us Part II‘, ‘Uncharted 4: A Thief’s End’ e outros. A versão 8.00 pode ser baixada automaticamente. O usuário também pode acessar o menu de configurações, navegar até a opção ‘Atualização do software do sistema’ e fazer o download e instalação.

publicidade

Novo sistema de troféus

Na última semana, a Sony também implementou um novo sistema de troféus que garante ser “mais otimizado e vantajoso”. Com o cálculo, o nível dos jogadores foi alterado e o intervalo de progresso aumentado: agora, os níveis são de 1 a 999, e não mais de 1 a 100. A partir de agora, os níveis também serão divididos por ícones diferentes: bronze (1 a 299), prata (300 a 599), ouro (600 a 999) e platina (999).

publicidade

Novo sistema de troféus da PSN, diz a Sony, é mais prático e aumenta o intervalo de progresso dos jogadores. Imagem: PlayStation/Reprodução

Com base na quantidade e categoria dos troféus, o nível é automaticamente remapeado para algo dentro desse valor. Por exemplo: se nível atual de troféu de um usuário for 12, o novo será na faixa dos 200, como explica a empresa em comunicado.

publicidade

Update bugou videogames

Momentos após a atualização ser distribuída, usuários começaram a relatar em redes sociais que alguns bugs impediam o funcionamento de recursos do sistema. Alguns relatam que o PS4 exibe códigos de erro, como o ‘WS-44369-6’, ‘SU-42118-6’ e outros.

Em outros casos, também é relatado que a lista de amigos está inacessível e que recursos de conectividade não estão funcionando. Até o momento de publicação desta notícia, a Sony não havia se pronunciado quanto ao caso, embora alguns serviços da PlayStation Network permaneçam inacessíveis.