No ano passado, pesquisadores da Tesla divulgaram um artigo que apontava para o desenvolvimento de uma bateria capaz de durar um milhão de milhas. Agora, resultados atualizados mostram que, na verdade, o alcance real das células de íons de lítio pode ser o dobro disso, atingindo mais de 3,5 milhões de quilômetros rodados em sua vida útil.

De acordo com o professor universitário Jeff Dahn, pesquisador-chefe da montadora, as baterias continuam com bom desempenho mesmo após 10 mil ciclos de carga e recarga. Como o alcance de cada ciclo é de aproximadamente 350 km, basta multiplicar os valores para chegar ao resultado de 3,5 milhões de quilômetros.

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A pesquisa também considerou o desempenho a diferentes níveis de recarga, e é nesse aspecto que os resultados foram mais impressionantes. De acordo com a equipe, as células de íons de lítio apresentaram ainda mais longevidade quando não foram 100% carregadas e descarregadas a cada ciclo.

Os dados ficam mais fáceis de se interpretar quando trazidos para o mundo real. Considerando a utilização diária dos veículos elétricos, como o trajeto de ida e volta para o trabalho, dificilmente as baterias são descarregadas a 0%. Na verdade, pesquisas mostram que a maioria dos motoristas americanos percorre menos de 50 quilômetros por dia.

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Não deixar que a bateria atinja 0% contribui para que ela dure mais. Imagem: Scharfsinn/Shutterstock

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O fato é que, mesmo depois de mais de 15 mil ciclos, as baterias apresentaram pouca ou nenhuma degradação quando foram descarregadas entre 25% a 50% de sua capacidade. Segundo os pesquisadores, mantê-las sempre entre 20% e 80% de carga faria com que elas durassem potencialmente para sempre.

Super baterias

É óbvio que isso é muito mais do que o tempo de vida útil de um automóvel. Então, qual o sentido de desenvolver baterias tão boas?

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É sempre importante levar em consideração que Elon Musk, CEO da Tesla, tem planos ambiciosos. Um deles é lançar uma frota de táxis robóticos cuja utilização será bem maior que a dos veículos de consumo. Nesse caso, uma bateria que durasse milhões de quilômetros seria útil.

Além disso, Musk já mencionou que baterias de longa duração são fundamentais para outros programas da Tesla, como o Powerwall (destinado para uso doméstico), Powerpacks (uma espécie de “Powerwall melhorado” para uso comercial) e para os caminhões elétricos Tesla Semi.

Via: Electrek