O Twitter anunciou nesta quarta-feira (21) uma mudança temporária no botão de ‘retweetar’ que não parece ter agradado seus usuários. Como medida para evitar a desinformação na rede, a plataforma agora aponta duas alternativas: clicar no link para ler um artigo ou notícia antes de retweetar, ou fazer um retweet com comentário.

Mas isso não significa que os usuários não poderão mais usar a ferramenta para compartilhar algum conteúdo sem digitar um novo tweet. “Achamos importante ajudar você a ter conversas melhores e mais seguras no Twitter, e isso começa com ficar mais informado a respeito de um tópico”, diz a página de suporte da empresa.

publicidade

A nova funcionalidade, chamada de “Leia antes de Tweetar”, prioriza o conteúdo que é compartilhado na rede social. Em tweets comuns, ao tocar no botão de ‘RT’, o usuário poderá compor uma nova mensagem ou simplesmente tocar, uma segunda vez, no botão ‘retweetar’ que aparecerá no topo da tela.

Reprodução

publicidade

Com nova mudança, Twitter estimula usuários a lerem artigos e notícias antes de compartilharem material. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

Tuiteiros não curtiram

Os tweets com comentários começaram a ganhar expansão na plataforma no início do mês. Esta é uma medida, entre outras, que o Twitter vem adotando para preservar a integridade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, que acontecerão em 3 de novembro.

publicidade

A mudança vem sendo implementada no aplicativo do Twitter para iOS e Android. Ao ser anunciada pela plataforma, ela não gerou muitos comentários positivos. A principal reclamação é sobre ter que tocar no ícone de ‘RT’ e, posteriormente, em um segundo botão para confirmar a ação – que é quando o app abre uma página para escrever um comentário.

publicidade

“Acreditamos que isso ajuda na contextualização e reduz a disseminação não intencional de informações enganosas no Twitter”, diz a rede social. Ainda assim, o usuário terá a opção de prosseguir com a ação sem escrever nenhum comentário sobre a postagem que quer destacar para seus seguidores.

O Twitter anunciou que a mudança é temporária, mas não divulgou uma data para que seja desfeita. Considerando o período eleitoral norte-americano, é provável que apenas depois das eleições isso aconteça.