No ano passado, a Apple lançou um recurso de bloqueio de chamadas em seus celulares com iOS 13. Agora, a funcionalidade chega também aos aparelhos da Samsung. A função estará disponível a partir da série Galaxy Note 20.

A Samsung já oferece um identificador de chamadas de spam e fraude por meio de seu discador desenvolvido pela Hiya, uma empresa de detecção de chamadas e spam. Agora, esse serviço será estendido para bloquear automaticamente essas ligações em dispositivos que utilizem o software One UI 2.5. Ou seja, a maior parte dos usuários ainda não terá acesso ao bloqueador de chamadas.

publicidade

Atualmente, apenas a série Note 20 e o Z Fold 2 possuem o One UI 2.5 pré-instalado. Outros dispositivos que variam entre o Galaxy S20 e o Galaxy S9 e Galaxy Note 10 receberão a atualização de sistema posteriormente. A atualização do software da Samsung também deve chegar a alguns dispositivos da série A, incluindo o A71 e o A51.

O recurso é fácil de usar – até porque você não precisa fazer nada para impedir o spam. A Hiya aproveita seu banco de dados e serviço de nuvem para identificar e bloquear essas chamadas automaticamente.

publicidade

Reprodução

Filtragem inteligente de chamadas no One UI 2.5. Imagem: Divulgação/Samsung

publicidade

Existem aplicativos muito populares que fazem o mesmo, como o TrueCaller, identificando o número que efetua a chamada e permitindo que você o bloqueie. Entretanto, é necessário instalar o app, configurá-lo de acordo com seu sistema (iOS ou Android) e habilitar o bloqueio de chamadas.

Detecção de spam

Além do bloqueador de chamadas, a Samsung também anunciou que estendeu sua parceria com a Hiya para soluções de detecção de spam até 2025. A empresa de identificação de chamadas disse que esse recurso será habilitado em mais de 40 países, principalmente na Europa, América do Norte e do Sul, contanto que o dispositivo seja compatível com a novidade. A Hiya acrescentou ainda que trabalha para incluir ainda mais países em sua lista.

publicidade

O TrueCaller tem mais de 185 milhões de downloads apenas na Índia, país que enfrenta um grande problema de chamadas de spam. Por enquanto, o recurso da Samsung ainda não chega ao país, local onde a empresa tem uma presença massiva, mas com certeza está na lista.

Via: The Next Web