O Google começou a distribuir a versão estável do Chrome 86, a atualização mais recente do navegador Google Chrome, para desktops e dispositivos móveis. As alterações prometem ajudar os usuários com segurança e proteção, mas também trazem novos recursos de navegação, correções de bugs e ferramentas para desenvolvedores.

A mudança mais evidente é uma nova interface que aprimora a função de impedir pedidos excessivos de notificações por alguns sites. Para quem pegou o bonde andando, o Chrome ganhou a função “Quiet Notification” na versão 80 e, na atualização 84, fazia com que sites que usassem métodos enganosos de pedidos de notificação entrassem para uma lista de páginas impedidas. Agora, na versão 86, o recurso automaticamente bloqueia os sites que abusam desse mecanismo.

O Chrome agora também pode detectar sites que usam dos pedidos de notificação para enviar malware ou imitar mensagens sistêmicas para obter informações sigilosas como credenciais de acesso. Para isso, o navegador do Google faz uma “inscrição segura” fora do ambiente do usuário, falsamente assinando um serviço para que seus robôs possam analisá-lo e, se constatarem conteúdo abusivo, marcarem o site em uma lista compartilhada por todos os desenvolvedores da engine Chromium.

Isso é especialmente válido para aqueles sites que oferecem downloads gratuitos de material pago, mas que exigem que você assine um determinado serviço antes de baixar. Assim, tais notificações, que trazem potencial para comprometer suas senhas e informações de login, por exemplo, serão marcadas para você como comprometedoras, permitindo que você tome uma ação específica para impedir isso.

publicidade

Por fim, o Chrome 86 também conta com menus com ícones redesenhados para facilitar a navegação, a qual ganha segurança aprimorada para usuários de dispositivos Android. Fora isso, costumeiras correções de bugs e aprimoramentos de sistema foram implementados.

Fonte: Chromium