A cada ano, a tecnologia avança e se transforma, não somente em áreas onde as novidades são perceptíveis, como a dos celulares. Assim, basta comparar para os carros de cinco anos atrás aos modelos mais atuais.

Entretanto, as maiores inovações são implementadas em supercarros, veículos que a maioria das pessoas só pode sonhar.

Graças aos seus preços elevados, os supercarros podem se dar ao luxo de utilizar tecnologias de vanguarda.

Naturalmente, com tais inovações, tornam-se ícones da indústria automobilística e inspiram o progresso da tecnologia em todos os carros à medida que as montadoras tentam acompanhar as tendências criadas.

publicidade

Hoje, esse avanço nos supercarros acontece em um ritmo acelerado. Com apenas alguns anos separando o paradigma atual dos supercarros híbridos com alto desempenho, e a velha crença de que um carro elétrico nunca poderia ter um belo visual, o próximo ano pode surpreender. Confira, a seguir, 10 dos supercarros mais esperados que estão planejados para pegar a estrada em 2021.

10 – McLaren Elva

O McLaren Elva é um dos  supercarros modernos orientados para o desempenho, construído especificamente para oferecer uma experiência incomparável focada no motorista.

 

 

Reprodução / Supercar

O Elva tem forma aerodinâmica agressiva, potência e leveza. Imagem: Supercar/Reprodução

Construída quase inteiramente a partir de fibra de carbono, a Elva usa um inovador Sistema de Gerenciamento de Ar Ativo para alcançar o downforce e o arrasto ideais. Mas se um baixo peso e domínio aerodinâmico são uma coisa, potência é outra. Com um motor V8 de 803 cv, o Elva marca todas as caixas de desempenho de uma forma verdadeiramente impressionante.

9 – Ferrari 812 GTO

Usado pela última vez no 599, a placa de identificação GTO significa um supercarro hardcore, criado para corridas e com alto desempenho na estrada. Semelhante ao 599, o 812 é o supercarro V12 da Ferrari. Com o 599, bem como muitos modelos da Ferrari que normalmente duram cinco anos de produção, o 812 – introduzido em 2017, poderá ser substituído em breve.

Reprodução / Motorionline

Supercarro hardcore, criado para corridas e com alto desempenho na estrada. Imagem: Motorionline/Reprodução

Embora os rumores sejam baseados em fotos de espionagem, os ajustes aerodinâmicos agressivos vistos no carro de teste apontam para uma versão hardcore do 812 em andamento. Independentemente dele acabar sendo chamado de 812 GTO, seu lançamento pode ocorrer por volta do final de 2021. 

8 – Tesla Roadster

Revelado em 2017, o novo Tesla Roadster sinalizou o retorno do carro original da Tesla, mas com altos níveis de desempenho. A primeira geração de Tesla Roadster era um carro legal e inovador, mas não era de forma alguma um supercarro ultra-competitivo.

Reprodução

Visual extremamente elegante e simples, mas com potencial para chegar a altas velocidades. Imagem: Whichcar/Reprodução

O novo Roadster, no entanto, tem potencial para desenvolver alta velocidade. Com o modelo base capaz de fazer o sprint de 0 a 96 km/h em apenas 2,1 segundos, e em um tempo de 8,8 segundos, o novo Tesla Roadster é absurdamente rápido. O Roadster tem um visual extremamente elegante e simples. 

7 – Lotus Evija

O Lotus Evija mostra exatamente o que torna a nova onda de carros elétricos algo ainda muito relevante. A tecnologia proporciona potência e aceleração, bem como novas regras que facilitam projeto dos carros.

Reprodução / Carscoops

Carro movido a energia elétrica, mas com potência e aceleração. Imagem: Carscoops/Reprodução

Poucas coisas, no entanto, podem substituir o grito de um motor movido a gás em um supercarro, mas ter quase 2 mil cv com entrega instantânea de energia é definitivamente uma vantagem.

Estilizada exclusivamente com impressionantes faróis laser e lanternas traseiras, o Lotus Evija, tem previsão de lançamento para 2021.

6 – Maserati MC20

O MC20 é a mais recente obra de arte da Maserati e o primeiro supercarro a carregar seu distintivo tridente em mais de uma década. Trazendo a placa de identificação Maserati Corse (MC), o MC20 vai além, com um lindo estilo italiano e tecnologia de desempenho avançado.

Reprodução / Carscoops

Com visual italiano e tecnologia de ponta, MC20 traz a placa de identificação Maserati Corse (MC). Imagem: Carscoops/Reprodução

Alimentado por um motor V6 biturbo, o coração do MC20 é sob medida, sendo um design completamente novo derivado da F1 pela Maserati e com uma construção leve de fibra de carbono e alumínio.

5 – Aston Martin Vantage

O Aston Martin Vantage é uma continuação com pequenos ajustes no visual introduzido com a atualização de 2018. Com um interior suntuoso e luxuoso, além de um motor V8 com 503 cv,  o Vantage é o melhor dos dois mundos, oferecendo ótimo desempenho com conforto e luxo para inicializar.  

Reprodução / CarBuzz

Modelo traz transmissão manual e oferece câmbio com sete marchas. Imagem: CarBuzz/Reprodução

Com efeito, o que torna o Vantage 2021 tão especial é a sua transmissão. Em um mercado onde as transmissões manuais não são mais padrão, e quase todos os supercarros preferem o automático, o modelo valoriza a tendência, oferecendo um câmbio de sete marchas como opção padrão.

4 – Aston Martin Valhalla

O Aston Martin Valhalla é um carro mais gerenciável para a estrada, além de ser aerodinamicamente otimizado. Alimentado por um V6 turbinado inspirado nos modernos motores de F1, o Valhalla usa um drivetrain híbrido-elétrico para levar a potência ainda mais longe. Reprodução /  Carscoops

Modelo indicado para estrada, foi aerodinamicamente otimizado. Imagem: Carscoops/Reprodução

Feito quase inteiramente de fibra de carbono, projeto com tecnologia de ponta e completamente lindo com sua forma simplificada, o Valhalla será um dos supercarros mais chamativos de 2021.

3 – Mercedes-AMG One

Primeiramente, o motor V6 turbo 1.6L da Mercedes-AMG One é totalmente baseado no atual motor de F1 da Mercedes e faz todos os ruídos que um carro de F1 real faz. Mas isso não é tudo, com a adição de quatro motores elétricos, o modelo produz mais de 1000 cv.

Reprodução /  Motor1

Mercedes-AMG One faz os mesmos ruídos de um carro de F1. Imagem: Motor1/Reprodução

Carregando essa potência com grande velocidade, o carro pode atingir uma velocidade máxima estimada de 349 km/h. Embora esse não seja o número mais alucinante no campo atual de supercarros, o Mercedes-AMG One se mostra um monstro com aceleração insana, e capacidades ainda mais loucas nas curvas, graças a características como aerodinâmica ativa.

2 – Lamborghini Sian

O Sian se diferencia de todos os modelos anteriores da Lamborghini, já que é um carro elétrico híbrido. Usando um V12, o Sian tem um sistema elétrico incrivelmente avançado, em parte desenvolvido por cientistas do MIT, que usa um supercapacitor para dar uma aceleração de médio alcance ideal.

Reprodução / Motor 1

Sian é um carro elétrico híbrido, em parte, desenvolvido por cientistas do MIT. Imagem: Motor 1/Reprodução

Capaz de atingir de 0 a 99 km/h em 2,8 segundos e a uma velocidade máxima de 350 KM/h, o carro é tudo o que se esperaria da Lamborghini – chocantemente selvagem tanto na aparência quanto no desempenho.

1 – Hennessey Venom F5

O Venom F5 de Hennessey está sendo produzido há anos com o objetivo de quebrar a barreira dos 482 km/h e ir além.

Reprodução / Supercars

 

Modelo tem tecnologia avançada e pode chegar a 1.817 cv. Imagem: Supercars/Reprodução

Alimentado por um motor V8 baseado em Chevy LS chamado “Fury”, o carro pode estabelecer um 1.817 cv auxiliado por tecnologia avançada, como turbocompressores de titânio impressos em 3D. Com um chassi de fibra de carbono que pesa cerca de 87 kg, o Venom F5 certamente será um monstro absoluto.

Fonte: Hot cars