Desde 2013, quando a Netflix passou a produzir conteúdo original, algo era certo: a plataforma de streaming tentaria, ao máximo, cativar fãs de todos os gêneros. E meia década depois, a premissa aparentemente se cumpriu. Segundo o jornal Variety, em 2019, o acervo da Netflix ultrapassou a marca de 371 produções originais. E continua crescendo.

De animações a documentários, variedade é a palavra-chave que atrai cada vez mais usuários à plataforma. E para quem quiser alguma série para maratonar, o streaming é um prato cheio. Pensando nisso, o Olhar Digital, com a ajuda do Metacritic, plataforma que compila críticas de produtos culturais, resolveu elencar as 10 melhores séries de suspense disponíveis na plataforma. 

No fim de 2019, a plataforma de streaming já contava com quase 400 produções originais. Créditos: Shutterstock

Para montar a lista, consideramos apenas a avaliação do Metacritic sobre a temporada mais atual das séries. Também só estão elegíveis as produções originais da plataforma. Por isso, programas adquiridos, como ‘Breaking Bad‘ ou ‘American Crime Story‘, por exemplo, que se encaixam no gênero suspense, ficaram de fora.

Confira as 10 melhores séries de suspense da Netflix 

10. ‘A Maldição da Mansão Bly’ – Nota 62

Começando a lista com uma produção bem recente, ‘A Maldição da Mansão Bly’ é uma continuação indireta de ‘A Maldição de Hill House’. Criada por uma das vozes mais afluentes da nova onda do terror, Mike Flanagan desenvolveu uma história repleta de suspense e medo para 2020. Levemente baseada em algumas das histórias de Henry James, a série acompanha dois irmãos órfãos que são criados por uma jovem babá em uma pequena cidade do Reino Unido.

publicidade

09. ‘Stranger Things‘ – Nota 72

Sim! Uma das séries mais queridas e populares da Netflix também colhe bons comentários da crítica especializada. Na última temporada da série, que estreou em 2019, os meninos de Hawkins começaram a experimentar romance, novas amizades e mistérios. Com a nota 72 no Metacritic, a terceira temporada da série conquistou 8 indicações ao Emmy, incluindo ‘Melhor Drama’. Enquanto a quarta temporada ainda não vai ar, você pode acompanhar todas as anteriores na Netflix.

08. ‘Você’ – Nota 74

Originalmente produzida para o canal norte-americano Lifetime, a primeira temporada de ‘Você’ fez tanto sucesso dentro do streaming que os executivos da Netflix compraram todos os seus direitos. Com isso, desde a segunda temporada, ‘Você’ tornou-se uma produção original e exclusiva da plataforma. A história da série gira em torno de Joe, um gerente de livraria que se envolve com uma de suas clientes, uma jovem chamada Beck. Mas, aos poucos, a paixão do livreiro torna-se uma perigosa obsessão.

07. ‘Ozark’ – Nota 77

tória gira em torno de um casal que começa a lavar dinheiro para se livrar de alguns credores e de gangues que os ameaçam. Unindo a quarentena devido à pandemia do novo coronavírus e o lançamento da terceira temporada, foi reportado por diversos veículos que a produção atingiu picos de popularidade impressionantes. Os números foram traduzidos em indicações ao Emmy 2020. Este ano, a produção foi a série dramática mais indicada com impressionantes 18 nomeações.

06. ‘Segurança em Jogo’ – Nota 79

No suspense cheio de ação, ‘Segurança em Jogo’ gira em torno de um conflito de um veterano de guerra: após ajudar a evitar um ataque terrorista, David Budd recebe a missão de proteger a ministra que foi uma das responsáveis pela guerra em que ele lutou. Embora tenha sido renovada pela Netflix, em 2018, a segunda temporada ainda não tem previsão de estrear. Segundo o seu criador, Jed Mercurio, ele só iniciará a escrever os novos roteiros quando uma boa ideia surgir. Até lá, você pode acompanhar a primeira temporada da atração, composta por seis episódios.

05. ‘A Maldição de Hill House’ – Nota 79

‘A Maldição de Hill House’ gira em torno de cinco irmãos que cresceram na Mansão Hill, conhecida como a casa mal-assombrada mais famosa dos Estados Unidos. Após um giro no tempo, vemos a dinâmica entre os irmãos, agora adultos, forçados a confrontar os fantasmas do passado.

04. ‘Narcos: México’ – Nota 80

Produção derivada por ‘Narcos’, série original estrelada por Wagner Moura, ‘Narcos: México’ acompanha o nascimento da guerra ao tráfico no México durante os anos 80. Constantemente, a produção encontra-se nas listas de produções mais assistidas da plataforma.

03. ‘Unbelievable’ – Nota 83

O bronze da Netflix vai para ‘Unbelievable’. Baseada em uma história real, essa intensa e forte minissérie gira em torno da missão de duas detetives que investigam ataques sexuais à mulheres em um campus universitário. 

02. ‘Mindhunter’ – Nota 85 

Recentemente cancelada pela Netflix, ‘Mindhunter’ era uma produção de calibre dirigida por David Fincher (conhecido pelos títulos como ‘A Rede Social’, ‘A Garota com Tatuagem de Dragão’ e ‘Zodíaco’). Ela seguia os trabalhos da divisão secreta do FBI que buscava lidar com assassinos em série. Em duas temporadas, a produção deu foco a personagens como Edmund Kemper, Wayne Williams e Charles Manson. 

01. ‘Dark’ — Nota 93 

Isso mesmo, o melhor suspense da Netflix é uma série alemã criada para a plataforma. A primeira produção original em alemão conquistou o mundo com a história de Jonas e todas as variadas linhas do tempo que mudaram para sempre a vida dos habitantes de Winden. Com um “quê” de ‘Stranger Things’, a produção mistura uma produção arrojada, que nos transporta a diferentes décadas, e um estudo incrível de personagens. 

O que você achou da nossa lista? Comente abaixo!