O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (5) um novo recurso em seu app: a capacidade de fazer as mensagens desaparecerem automaticamente após um período, as “mensagens autodestrutivas”. Segundo a empresa, embora seja ótimo guardar lembranças de amigos e família, a maioria do conteúdo enviado “não precisa durar para sempre”.

Funciona de forma bem simples: quando o recurso é ativado, as mensagens em uma conversa desaparecerão sete dias depois de enviadas. Em conversas diretas entre dois usuários, qualquer um deles pode ativar esta opção. Já em grupos o controle fica com o administrador.

Há alguns detalhes que os usuários precisam ter em mente:

  • Se o usuário que recebeu a mensagem não abrir o WhatsApp por sete dias, a mensagem desaparecerá automaticamente. Entretanto, apesar de desaparecer no programa, a mensagem ainda poderá ser vista na parte de notificações do sistema;
  • Ao responder uma “mensagem autodestrutiva”, ela ainda poderá aparecer em “citações” da conversa;
  • Se a mensagem for encaminhada, ela ainda aparecerá nas “mensagens encaminhadas”;
  • Se um usuário criar um backup do WhatsApp antes da mensagem autodestrutiva desaparecer, ela fará parte do backup. Entretanto, logo que o backup for restaurado, ela será apagada.

Vale lembrar que mesmo sendo uma função focada em privacidade, as “mensagens autodestrutivas” do WhatsApp ainda podem ser capturadas, diferente do que acontece em apps concorrentes como o Telegram. Por exemplo, ao receber uma mensagem destas, o usuário em questão poderá encaminhá-la, tirar uma captura de tela, copiar o seu conteúdo e até mesmo salvar a imagem recebida na galeria de fotos do sistema.

publicidade

O período de sete dias foi escolhido pois dá aos usuários a segurança de que suas conversas não são permanentes, sem que se esqueçam do que estavam falando. “A lista de compras que você recebeu há alguns dias vai estar lá quando você precisar, e depois vai desaparecer”, diz a empresa.

Segundo o WhatsApp, o recurso estará disponível a todos os usuário “neste mês”.

Saiba também: como restaurar conversas do WhatsApp?

Fonte: WhatsApp