No anúncio do iOS 14, a Apple também apresentou um novo aplicativo chamado Traduzir. Sua função é básica, de traduzir de um idioma para outro textos e falas. O recurso também se estende ao navegador Safari, que começou a liberar a função para mais usuários nesta semana.

Com o novo recurso, o usuário pode traduzir para 11 idiomas diferentes – árabe, chinês, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol. No Safari, ele está implementado de forma nativa tanto no iOS 14 quanto no iPadOS 14, logo também funciona em iPads. Nos dois sistemas, o funcionamento é o mesmo.

Como traduzir páginas do Safari no iPhone e iPadramo

Ao abrir uma nova página do Safari em um idioma que não seja o utilizado no celular, um aviso de “Tradução Disponível” será rapidamente exibido na caixa de URL. Para traduzir, o usuário precisa tocar no ícone que aparece no canto esquerdo. Ou, também, pode tocar no ícone com as letras “aA”, que aparece no mesmo canto, e escolher a opção de tradução.

Reprodução

publicidade

Novo recurso de tradução da Apple também permite favoritar traduções no aplicativo Traduzir. Imagem: Wellington Arruda/Olhar Digital

Vale notar que a novidade também funciona dentro de aplicativos. Ao abrir links de páginas do Twitter, por exemplo, basta clicar também no mesmo ícone para fazer as traduções. Somente no aplicativo Traduzir, por razões claras de funcionalidade, o sistema é capaz de fazer traduções sem conexão com a internet. Para isso, é preciso fazer o download dos idiomas dentro do próprio app.

De acordo com o guia de uso, o idioma das páginas é reconhecido automaticamente, desde que seja compatível. A Apple explica que, para realizar a tradução, o conteúdo é enviado aos servidores da empresa. “Depois de concluir a tradução, a Apple descartará o conteúdo da página web”, diz. A nova função também funciona em páginas anônimas.

A Apple ainda explica que os conteúdos traduzidos e endereços visitados não ficam associados ao ID Apple, e-mail ou outros dados do usuário.