Os mistérios a cerca do universo sempre aguçam a curiosidade de todos. Avanços recentes no seu estudo, chegaram a um modelo surpreendente, conhecido como Modelo Padrão da Cosmologia, que descreve todas as observações realizadas até o momento.

Para apresentar a evolução de ideias e medidas que culminaram nesse modelo, enfatizando experimentos recentes como o Dark Energy Survey (DES), do qual um grupo brasileiro participa, o físico Rogério Rosenfeld apresentará, no dia 27 de novembro, a palestra online gratuita “Do que é feito o universo?”.

publicidade

Hoje sabemos que apenas cerca de 5% do universo é composto de átomos. Os restantes 95% estão na forma de matéria escura (25%), um novo tipo de matéria que não interage com a luz, e uma misteriosa energia escura (70%), responsável pela expansão acelerada do universo.

Reprodução

publicidade

Físico brasileiro discute do que é feito o universo em palestra virtual gratuita. Imagem: Reprodução

Voltado a alunos de ensino médio, graduação e ao público em geral interessado no estudo do universo, o evento será transmitido pelas redes sociais do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp e terá duas horas de duração (das 16h às 18h). A palestra não requer inscrição prévia e os participantes poderão enviar perguntas pelo chat do YouTube.

publicidade

Professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rogério Rosenfeld também é vice-diretor do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da União de Físicos de Países de Língua Portuguesa.

Se interessou? Para assistir à palestra no dia 27 de novembro, acesse este link.

publicidade

 

Via: Unicamp