O Google Camera, também conhecido apenas como Gcam, é o aplicativo oficial para tirar fotos e gravar vídeos em alguns celulares com o Android, principalmente na linha Pixel do Google. Apesar de ter recursos interessantes e ser do próprio Google, infelizmente, o aplicativo não é disponibilizado de forma oficial para todos os celulares com o sistema Android.

Por sua vez, a boa notícia é que alguns programadores trabalham em modificações para que ele possa ser usado em outros celulares e liberaram uma nova versão dele, sendo esta a 8.0. A seguir, veja como instalar o GCam 8.0 no Android.

publicidade

Importante

Por se tratar de um APK modificado e “genérico, ele pode não ser compatível com todos os aparelhos celulares. De forma geral, para que o Gcam 8.0 funcione, você precisa de um celular com o Android 10 ou superior e com o suporte ao módulo “Camera 2 API”, o que pode ser verificado com a ajuda deste aplicativo.

Além disto, é preciso lembrar, que esta versão do GCam apresenta incompatibilidade com a maioria dos celulares com processador Exynos, que são utilizados, geralmente, em aparelhos da Samsung. Caso este GCam não funcione para você, confira este outro tutorial do Olhar Digital que ensina a achar a versão otimizada do Gcam para seu celular.

publicidade

O Olhar Digital fez o teste da versão do Google Camera exibida abaixo em três celulares de marcas diferentes com o Android 10 e não teve problemas ou bugs com o programa.

Quais as principais novidades do Gcam 8.0

Esta nova versão do GCam conta com alguns recursos novos, mas os modos continuam praticamente os mesmos das versões anteriores. Confira as suas principais mudanças:

publicidade
  • Modo não perturbe é automaticamente ativado ao gravar um vídeo;
  • Botão de acesso rápido para trocar a resolução dos vídeos;
  • Nova interface;
  • Gravação de vídeos com a taxa de 24 quadros por segundo;
  • Gravação de vídeos na resolução 4K com a taxa de 60 quadros por segundo;
  • Mais controles de exposição e HDR para as fotos;
  • Modo “Frequent faces” para ajudar no reconhecimento de pessoas;
  • “Tocar e segurar” ajuda na captura de diversas imagens;
  • Ajustes na Inteligência Artificial.

Apesar de estes recursos serem novos no GCam 8.0, vale lembrar, muitas destas funções já podem ser vistas em outras modificações do Google Camera, que carregam outros nomes.

Como instalar o GCam 8.0 no Android

O processo para instalar o GCam 8.0 é bem simples e realizado através de um APK disponibilizado na internet. Veja:

publicidade

1. Acesse este link no navegador de sua preferência, que é um repositório com diversas versões do Google Camera;

2. Toque em “GCam_6beta.201115.1444build-8.0.101.apk” e aguarde que o seu download seja realizado. Caso este arquivo não instale em seu celular, tente baixar a versão “Clone”;

Reprodução

3. Então, abra o arquivo baixado e toque em “Instalar”. Caso você nunca tenha feito a instalação de um arquivo APK baixado pelo navegador, o Android solicitará algumas permissões extras;

Reprodução

4. Abra o aplicativo do Gcam normalmente e conceda as permissões necessárias para o seu funcionamento.

Reprodução

Pronto! A partir desse momento, você pode começar a tirar fotos e a gravar vídeos usando o Google Camera 8.0 em seu celular.