Quem gosta de gatos certamente já se pegou imaginando o que cada miado dele significa. Se você ainda não sabe a língua dos gatos, o aplicativo MeowTalk promete te ajudar. Ele funciona como um Google Tradutor de miados de gatos e vai te ajudar a entender a comunicação do seu bichinho de estimação.  

O objetivo do app é dar uma voz ao seu gato. Desenvolvido por Javier Sanchez, um ex-engenheiro da Alexa, assistente virtual da Amazon, o aplicativo vai atuar gravando os sons emitidos pelo felino e, em seguida, com a ajuda do seu dono, tentará identificar os significados. 

publicidade

É importante ressaltar que cada gato tem sua linguagem própria. Os gatos até compartilham uma linguagem universal, mas cada um se expressa de uma maneira diferente. Assim, um miado pode significar “comida” para um gato e “quero sair” para outro.

Daí a importância de treinar o MeowTalk. Na medida em que o app for utilizado, sua memória interna vai gerar um banco de dados com cada tipo de som emitido, variando de felino para felino. O interessante é que, ao invés de simplesmente “traduzir” o miado do gato, o aplicativo tentará oferecer uma experiência única compatível com o perfil de cada usuário.

Mulher mexe no celular com gato na cama
Utilizando inteligência artificial e o software de machine learning, o app tentará entender e identificar a voz do gatinho. Imagem: Syda Productions / Shutterstock

Em um evento online, Sanchez conta que um dos principais pontos que o motivou a desenvolver a empreitada foi o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). “Isso vai fazer com que as pessoas se comuniquem com seus gatos, ou que pelo menos entendam a sua intenção e construam uma conexão muito importante”, disse ele.

Como usar o MeowTalk

O MeowTalk está disponível para download gratuito na App Store e na Google Play Store. Aprenda a seguir o passo a passo para usá-lo no seu celular.

  1. Após baixar o MeowTalk no seu celular, acesse o app e crie uma conta pessoal. Com isso, você consegue acessar o perfil e histórico de seu gato em dispositivos diferentes. Para se cadastrar, use seu e-mail ou vincule seu perfil do Google, Facebook ou Twitter:
Tela do Meawtalk, aplicativo para traduzir miado de gato
  1. Agora, crie um perfil para seu gato. Informe o nome, o gênero e a idade do seu pet. Você também pode adicionar a raça e uma foto:
Como usar o MeawTalk
  1. Na aba ‘Traduzir’, é onde a ação acontece. Se você tocar uma vez no botão laranja de tradução, ele irá traduzir apenas uma fala de seu gato. Se você tocar e segurar o botão, ele entrará no modo de tradução automática. Dica: depois que o app entra no modo de tradução automática, você não precisa ficar segurando o botão para ver o resultado dos miados.
Como usar o MeowTalk para traduzir miados

Quando o app faz uma única tradução, na sequência aparecerá o resultado e opções para alterar o gato (se ele entendeu errado qual pet miou) e também para indicar se a tradução está correta ou incorreta. No caso de não estar certa, você pode alterar o significado daquele miado.

Como usar o MeowTalk
  1. Na aba ‘Gatos’, você pode editar o perfil do seu gato ou adicionar mais perfis no símbolo de mais laranja no topo da página:
Como criar perfil para seu gato no MeowTalk

Aproveite para rastrear a saúde de seu pet, adicionando medicamentos, consultas e lembretes de saúde.

  1. Na aba ‘Histórico’, acesse todas as traduções do que seu gato falou. Você também pode clicar sobre o menu em três pontinhos na lateral de um evento e acessar as opções de: mudar, baixar o áudio ou excluir aquela tradução.
Como acessar o histórico de miados no MeowTalk
  1. Na aba ‘Perfil’, edite suas informações pessoais e as configurações do app:
Como editar seu perfil no MeowTalk

Como usar o MeowRoom no MeowTalk

No perfil, você pode alterar o modo de funcionamento do app para MeowRoom. Com isso, o app é capaz de realizar traduções automáticas mesmo estando desligado. É ideal para transformar um celular sobressalente em um alto-falante inteligente.

  1. Para alterar o modo de funcionamento, clique na aba ‘Perfil’ e em ‘Configuração do MeowRoom’. Na sequência, toque em ‘Próximo’:
Como usar MeowRoom no MeowTalk
  1. Agora, escolha o local onde ficará o aparelho e confirme a sala. Depois, selecione o gato padrão e em confirmar. Infelizmente, só é possível escolher um gato:
Como usar MeowRoom no MeowTalk

3. Agora, seu app está configurado para atuar como MeowRoom. Você pode deixá-lo sempre ligado se quiser que ele funcione sempre:

Como usar MeowRoom no MeowTalk

Nos botões inferiores, você escolhe:

(1) Para a tela escurecer (símbolo de lua com z);
(2) Alterar o modo de exibição de balão para ondas;
(3) Ativar o alto-falante para ouvir a tradução de um miado no símbolo de alto-falante.

4. Caso você queira retornar ao modo MeowTalk, toque nas configurações no ícone de engrenagem no topo da tela e depois em ‘Mudar para o modo MeowTalk’.

Como usar MeowRoom no MeowTalk
  1. Uma vez configurado o aparelho, você pode alternar entre os modos facilmente. Ao ativar novamente o MeowRoom, seu aparelho aparecerá ativado. Daí, basta tocar em ‘Mudar para o modo MeowRoom’:
Como usar MeowRoom no MeowTalk

Recepção do MeowTalk

Apesar de inovador, o MeowTalk não agrada todo mundo. Nas avaliações na página do app, um usuário escreveu: “É aleatório, já consigo identificar o que meu gato quer só com o seu olhar. Na ocasião, ele queria sair de casa. Contudo, o aplicativo disse que ele queria comer”.

Juliette Jones, especialista em comportamento felino da ONG Wood Green, contou à BBC que mesmo com as eventuais melhorias, o aplicativo ainda estará suscetível a imprecisões, já que dependerá da ajuda do próprio dono para identificar os miados. “Isso pode ser prejudicial para o gato, o dono e seu relacionamento. Por exemplo, se um gato está ronronando, isso não significa necessariamente que ele está feliz e relaxado”, afirma. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!