Quem gosta de gatos certamente já se pegou imaginando o que cada miado dele significa. Se você ainda não sabe a língua dos gatos, o aplicativo MeowTalk promete te ajudar. Ele funciona como um Google Tradutor de miados de gatos e vai te ajudar a entender a comunicação do seu bichinho de estimação.
O objetivo do app é dar uma voz ao seu gato. Desenvolvido por Javier Sanchez, um ex-engenheiro da Alexa, assistente virtual da Amazon, o aplicativo vai atuar gravando os sons emitidos pelo felino e, em seguida, com a ajuda do seu dono, tentará identificar os significados.
É importante ressaltar que cada gato tem sua linguagem própria. Os gatos até compartilham uma linguagem universal, mas cada um se expressa de uma maneira diferente. Assim, um miado pode significar “comida” para um gato e “quero sair” para outro.
Daí a importância de treinar o MeowTalk. Na medida em que o app for utilizado, sua memória interna vai gerar um banco de dados com cada tipo de som emitido, variando de felino para felino. O interessante é que, ao invés de simplesmente “traduzir” o miado do gato, o aplicativo tentará oferecer uma experiência única compatível com o perfil de cada usuário.
Em um evento online, Sanchez conta que um dos principais pontos que o motivou a desenvolver a empreitada foi o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). “Isso vai fazer com que as pessoas se comuniquem com seus gatos, ou que pelo menos entendam a sua intenção e construam uma conexão muito importante”, disse ele.
O MeowTalk está disponível para download gratuito na App Store e na Google Play Store. Aprenda a seguir o passo a passo para usá-lo no seu celular.
Quando o app faz uma única tradução, na sequência aparecerá o resultado e opções para alterar o gato (se ele entendeu errado qual pet miou) e também para indicar se a tradução está correta ou incorreta. No caso de não estar certa, você pode alterar o significado daquele miado.
Aproveite para rastrear a saúde de seu pet, adicionando medicamentos, consultas e lembretes de saúde.
No perfil, você pode alterar o modo de funcionamento do app para MeowRoom. Com isso, o app é capaz de realizar traduções automáticas mesmo estando desligado. É ideal para transformar um celular sobressalente em um alto-falante inteligente.
3. Agora, seu app está configurado para atuar como MeowRoom. Você pode deixá-lo sempre ligado se quiser que ele funcione sempre:
Nos botões inferiores, você escolhe:
(1) Para a tela escurecer (símbolo de lua com z);
(2) Alterar o modo de exibição de balão para ondas;
(3) Ativar o alto-falante para ouvir a tradução de um miado no símbolo de alto-falante.
4. Caso você queira retornar ao modo MeowTalk, toque nas configurações no ícone de engrenagem no topo da tela e depois em ‘Mudar para o modo MeowTalk’.
Apesar de inovador, o MeowTalk não agrada todo mundo. Nas avaliações na página do app, um usuário escreveu: “É aleatório, já consigo identificar o que meu gato quer só com o seu olhar. Na ocasião, ele queria sair de casa. Contudo, o aplicativo disse que ele queria comer”.
Juliette Jones, especialista em comportamento felino da ONG Wood Green, contou à BBC que mesmo com as eventuais melhorias, o aplicativo ainda estará suscetível a imprecisões, já que dependerá da ajuda do próprio dono para identificar os miados. “Isso pode ser prejudicial para o gato, o dono e seu relacionamento. Por exemplo, se um gato está ronronando, isso não significa necessariamente que ele está feliz e relaxado”, afirma.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de novembro de 2021 13:33