Nossos olhos estão sempre úmidos, isso ocorre porque cerca de sete microlitros de lágrimas estão constantemente presentes. Muitas pessoas devem pensar que elas não passam de água salgada, mas a verdade é que são as responsáveis por fornecer oxigênio, remover resíduos e representam a primeira linha de defesa contra patógenos.

Além disso, as lágrimas contam com traços de várias substâncias químicas originalmente presentes no sangue, algumas das quais atuam como marcadores de doenças – como a glicose, que pode sinalizar diabetes, ou enzimas que indicam alguma doença hepática. 

É por isso que, no futuro, os médicos poderão diagnosticar doenças a partir das lágrimas. Essa possibilidade foi indicada em um estudo recente, resultado de uma parceria entre especialistas da Universidade Caledônia de Glasgow, no Reino Unido, e do Instituto de Oftalmobiologia Aplicada, da Espanha.

A pesquisa mostrou que os marcadores de muitas das doenças mais comuns e devastadoras, como câncer, esclerose múltipla, fibrose cística e Parkinson, podem ser encontrados nas lágrimas.

publicidade

Reprodução

No futuro, análise de lágrima pode substituir, por exemplo, exame de sangue. Foto: antoniodiaz/Shutterstock

Atualmente, há outros trabalhos que também planejam utilizar esse método para diagnosticar o Alzheimer. Em uma aplicação semelhante, pesquisadores conseguiram, usando uma tecnologia chamada TearExo, rastrear traços do câncer de mama usando lágrimas. Isso poderia reduzir muito os custos dos testes e permitir a detecção precoce.

Essa possibilidade também pode ser aplicada à pandemia da Covid-19. Além da busca por uma vacina, pesquisadores têm se concentrado em desenvolver um teste para diagnosticar a doença, bem como encontrar traços de infecções anteriores por meio da presença de anticorpos.

Alguns dos exames disponíveis atualmente são feitos a partir do sangue – mas o RNA do coronavírus também foi encontrado em lágrimas, bem como os anticorpos. Isso significa que um teste do tipo pode ser rápido e barato – além de que, como não envolve nenhuma agulha, pode, a princípio, ser feito em casa.

Benefício adicional

As vantagens potenciais das lágrimas como indicadores de saúde vão além de testes ocasionais. Com uma tecnologia promissora, é possível ter basicamente uma lente de aumento inteligente que monitora continuamente os biomarcadores do paciente, melhorando significativamente a prevenção de doenças e a detecção precoce.

Um passo significativo nessa direção foi dado com a criação de uma lente de contato inteligente que consegue monitorar a glicose e auxiliar no tratamento da retinopatia diabética. No entanto, por ser apenas um protótipo, é possível que seu uso comercial ainda demore mais alguns anos.

Curiosamente, em 2018, a Nasa propôs o uso de lágrimas para monitorar a saúde dos astronautas no espaço. Para criar um banco de dados de saúde, amostras seriam coletadas de novos astronautas e de veteranos.

Mesmo com a aplicação dessa iniciativa iniciado há pouco tempo, as lágrimas podem ser uma alternativa barata, rápida e fácil para monitorar a saúde.

Via: Scientific American