A Huawei colocou à venda no Brasil o AX3, seu roteador Wi-Fi 6 (802.11ax). Em comparação a roteadores Wi-Fi 5 já no mercado, o novo padrão promete largura de banda até 3 vezes superior, chegando a 3 Gbps.

Segundo a fabricante, o equipamento tem tecnologia Huawei Share, que permite conectar aparelhos ao roteador com um simples toque, sem a necessidade de compartilhar a senha da rede Wi-Fi. A configuração é simplificada, feita usando o aplicativo AI Life em um smartphone.

publicidade

O aparelho também tem suporte a redes mesh: ele pode se conectar a outros roteadores compatíveis da marca, formando uma única rede com múltiplos pontos de acesso, oferecendo cobertura mais abrangente na casa. O sinal mais próximo e estável é priorizado automaticamente com base na localização do dispositivo.

Reprodução

publicidade

Para tirar proveito das vantagens do padrão Wi-Fi 6 é preciso um dispositivo compatível, como os smartphones Huawei Mate 40. Imagem: Huawei

A Huawei afirma que a capacidade de conexões simultâneas é quatro vezes maior do que em um roteador Wi-Fi 5, podendo chegar a até 128 dispositivos. É um recurso essencial para quem planeja implementar uma “casa conectada” onde não só notebooks e smartphones, mas também caixas de som, câmeras de segurança, lâmpadas e até mesmo a campainha da porta são conectados à Internet.

publicidade

Aparelhos compatíveis

Vale lembrar que para tirar proveito de todos os recursos do Wi-Fi 6, é preciso um dispositivo compatível. No Brasil smartphones como os Samsung Galaxy S10 e S20, além do Note 10 e Note 20, são compatíveis.

O smartphone Huawei Mate 40, ainda não lançado por aqui, também é, assim como os iPhone 11 e 12. Entre os computadores, os equipados com processadores Intel Core de 10ª e 11ª geração também são compatíveis.

publicidade

O Huawei AX3 também é compatível com todas as versões anteriores do padrão Wi-Fi (802.11 b, g, n e ac). O preço sugerido no Brasil é de R$ 599.