Na noite desta quarta-feira (25) teremos mais uma boa oportunidade de observar os astros. A Lua e Marte estarão em conjunção, ou seja, aparecerão “juntinhos” no céu.

O par estará visível no céu desde o pôr-do-sol, mas o momento exato de maior aproximação ocorre às 20h59 (horário de Brasília). Basta olhar para o norte. Marte será o ponto avermelhado abaixo e à esquerda da Lua.

publicidade

Este também será o momento em que estarão mais alto no céu. Eles continuarão visíveis até as 2h13, quando a Lua desaparecerá sob o horizonte ao oeste.

Reprodução

publicidade

Simulação da Lua e Marte no céu de Brasília às 20:59 de 25 de novembro de 2020. Fonte: Stellarium / Reprodução.

Como se orientar

publicidade

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

publicidade

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Reprodução

O SkySafari usa bússola e GPS para identificar as estrelas para as quais o celular está apontando. Imagem: Simulation Curriculum

Outra opção é usar um app de astronomia, que usa a bússola do celular junto com sua localização obtida via GPS identificar o que você está apontando ou indicar para onde olhar. Uma boa opção é o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.