EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Os desenvolvedores do Onlyoffice, suíte de produtividade de escritórios desenvolvida no modo open source, disponibilizaram no Brasil o Onlyoffice Workplace. Acessível em português, a plataforma inclui dois componentes principais: Onlyoffice Groups e Onlyoffice Docs.

Em 2020, a suíte ultrapassou a marca de sete milhões de usuários no mundo. A expectativa dos criadores é conquistar o mercado brasileiro e substituir o Microsoft Office e o Google Docs com a ajuda do licenciamento de código aberto e recursos avançados de segurança e produtividade.

publicidade

De acordo com Nadya Knyazeva, gerente de comunicação da Onlyoffice, “o Brasil é um mercado importante para a companhia e esperamos em poucos anos liderar este segmento no país. Temos o compromisso constante de aprimorar nossa plataforma e acreditamos que o modelo open source é a única potência tecnológica capaz de inovar na velocidade e alcance dos negócios digitais do mundo moderno”.

A nova atualização da plataforma traz a versão 6.0 do Onlyoffice Docs, editor online para documentos, planilhas e apresentações que são 100% compatíveis com os formatos do Microsoft Office, e o Onlyoffice Groups, plataforma de colaboração desenvolvida para gerenciar documentos, projetos, e-mails e relações com clientes no navegador.

Ascensio System SIA/Reprodução

Versão online do Onlyoffice. Os documentos, planilhas ou apresentações criados são compatíveis com o Microsoft Office. Créditos: Ascensio System SIA/Reprodução

publicidade

Atualizações e aprimoramentos

Ambos os componentes do Onlyoffice Workplace foram atualizados recentemente e têm novos recursos e importantes aprimoramentos. O Onlyoffice Groups passou a ser distribuído sob licença Apache 2.0, o que significa que qualquer organização no Brasil pode hospedar a plataforma e distribuí-la sem qualquer limitação, gratuitamente, e até mesmo reformulá-la.

Para tornar a configuração e administração do Onlyoffice Groups ainda mais fácil e rápida, os desenvolvedores lançaram o Painel de Controle sob a mesma licença. Com isso, é possível economizar tempo e energia em backups, centralizar o acesso com SSO e LDAP, habilitar pesquisa de texto completo e rastrear as ações do usuário, fornecendo recursos de etiqueta branca para usar a plataforma Onlyoffice sob sua própria marca, além de trazer multi locação para criar escritórios online separados para diferentes filiais de uma empresa.

Ascensio System SIA/Reprodução

Novo Painel de Controle mais intuitivo e fácil de utilizar. Créditos: Ascensio System SIA/Reprodução

A nova plataforma agora também permite que seus usuários protejam os dados em repouso contra violações e garantam a conformidade HIPAA dos serviços da equipe. Se a opção de criptografia de armazenamento estiver ativada, todos os arquivos armazenados na plataforma serão criptografados usando o AES (Advanced Encryption Standard).

Ainda no quesito segurança, agora o módulo Documentos possui salas privadas para colaboração criptografada, ideais para quem trabalha com dados confidenciais. Tratam-se de locais de trabalho protegidos, onde cada símbolo digitado é criptografado por meio do algoritmo inquebrável AES-256, mesmo se o usuário estiver coeditando documentos com colegas de equipe em tempo real. Esta opção está disponível para aqueles que utilizam o Onlyoffice Groups como parte do Onlyoffice Workspace.

Outro feature é o novo tipo de direitos de acesso introduzido na versão 11.0 do Onlyoffice Groups, denominado Filtro Personalizado. Ele permite ocultar os dados que o usuário não deseja exibir antes de compartilhar sua planilha. Além disso, os usuários com filtro personalizado poderão editar essas planilhas, mas todas as suas ações com os filtros não distrairão os outros durante a coedição e não serão salvas no arquivo.

Ascensio System SIA/Reprodução

De acordo com o IDC Latam, atualmente, mais de 70% das empresas na América Latina utilizam algum software open source. Créditos: Imagem: Ascensio System SIA/Reprodução

Com a versão 6.0 do Onlyoffice Docs, vieram tabelas dinâmicas e o Slicers para tabelas formatadas, funcionalidade que fornece uma filtragem rápida e ajuda a indicar o estado da filtragem para entender quais dados estão sendo exibidos no momento.

Outro novo recurso é a remoção de planilhas ou informações duplicadas. A duplicação de dados pode acontecer quando os registros são inseridos mais de uma vez ou quando são combinados de várias fontes. Para evitar que isso afete os cálculos, agora é possível remover as duplicações automaticamente por meio da nova ferramenta.

“Queremos substituir o Microsoft Office, o Google Docs e dominar o mercado de aplicativos de escritório. Temos nos aprofundado para entender nossos usuários brasileiros e suas necessidades para atingir esse objetivo. O primeiro passo nessa direção é a tradução completa da interface para o português brasileiro, que deve estar finalizada até o fim deste ano”, aifirmou Nadya.