EnglishPortugueseSpanish

A empresa de mobilidade urbana 99 lançou nesta quarta-feira (2) uma nova versão do seu aplicativo, com funcionalidades que visam experiência do usuário, como recursos de Realidade Aumentada e integração com Google Street View. Motoristas também foram contemplados na atualização, com ferramentas de assistente de ganhos e mais recursos de segurança.

A nova interface permite gerenciar todas as categorias de viagens de maneira mais prática. “O design e a navegação mais intuitivos transformam o aplicativo e ajudam o usuário a escolher a opção que melhor atende sua necessidade”, afirma Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99.

publicidade

As atualizações, que começam a ser implementadas por fases, foram desenvolvidas em parceria com a DiDi Chuxing, na China. “A partir de entrevistas com grupos focais, análises de feedbacks de usuários e beta-testers, inteligência de dados e a observação de mudanças de comportamento, nosso time pôde desenvolver um app moderno, amigável e ainda mais seguro”, afirma Miyake.

Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99. Imagem: 99/Divulgação

Entre esses feedbacks, foi reportado que ruas movimentadas ou sem locais que facilitem o embarque são uma das cinco principais causas de queixas na Central de Atendimento da empresa. Para solucionar esse problema, o app possui integração com o Google Street View que indica, por meio de fotos, referências reais do ponto de encontro exato. A medida estará ativa para todos os smartphones até o final de janeiro.

Para orientar usuários a localizar pontos de encontro em locais fechados, o app utilizará a ferramenta de Realidade Aumentada. “Sabemos que locais amplos e com grande fluxo de pessoas são difíceis para um embarque tranquilo. Aeroportos são um exemplo, a situação se agrava porque grande parte dos passageiros acabou de chegar e nem conhece a cidade”, conta o executivo.

O piloto da solução será no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins – MG), mas ao longo do primeiro trimestre de 2021, outros dois aeroportos contarão com a ferramenta: Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP).

Assistente de ganhos

Até o final de janeiro, os motoristas parceiros poderão acessar a ferramenta de Assistente de Ganhos – um gerador de informações que exibe curva de demanda por corridas, preço dinâmico, regiões com campanhas especiais e outras comunicações relevantes. A partir do painel da solução, os motoristas poderão estabelecer objetivos semanais e acompanhar o histórico de seus ganhos de maneira detalhada, com indicações de valores de corridas, promoções e gorjetas.

A 99 ainda afirma que investiu, somente em 2020, R$ 35 milhões em iniciativas de segurança. No novo app, o Assistente de Segurança agrupa uma série de soluções que acompanham antes, durante e após a viagem, apresentando e sugerindo a ativação quando percebe um comportamento anormal.

Já o Monitoramento da Corrida usa inteligência artificial para detectar mudanças de rota, paradas inesperadas e ações suspeitas. O app então aciona o usuário para entender se foi uma decisão mútua entre motorista e passageiro ou se trata-se de uma situação de risco – podendo, inclusive, chamar a polícia ou ativar o monitoramento de áudio.