O YouTube anunciou nesta quarta-feira (2) novidades para o recurso Estreias dos vídeos. Ele é utilizado para reunir espectadores em um espaço antecipado com as prévias das publicações. A partir de hoje, novidades como trailers, redirecionamento ao vivo e cronômetros de contagem regressiva personalizados poderão ser utilizados pelos criadores.

Segundo o YouTube, o recurso é usado por criadores de conteúdo, artistas e editores ao redor do mundo. Empresas de tecnologia que transmitem eventos na plataforma também, por exemplo. A ideia, no caso, é reunir e interagir com espectadores antes de um vídeo ser, de fato, exibido.

A plataforma diz que, no período de 1º de março até agora, as Estreias diárias tiveram um crescimento de 85% entre mais de oito milhões de canais. Desse total, mais de 80% nunca haviam usado o recurso antes, diz o comunicado. As Estreias foram lançadas publicamente em 2018.

“Esquenta” das estreias

O redirecionamento ao vivo funciona como uma transmissão antes de um vídeo estrear, de fato. É como se fosse um “pré-show”, indica a empresa, ou um espaço para discussões, criar expectativa e alimentar a empolgação do público. Assim, quando essa rápida transmissão é encerrada, o vídeo em si é exibido. O YouTube cita que vem testando o recurso nos últimos meses com festivais, eventos e artistas.

publicidade
Nova função permitirá aos criadores do YouTube exibirem trailers antes das Estreias. Imagem: YouTube/Divulgação

Os criadores também poderão exibir trailers com duração de 15 segundos a 3 minutos. Os trailers, assim como o redirecionamento, são exibidos regularmente antes das estreias, embora se tratem de vídeos gravados.

Por fim, o último recurso anunciado hoje permite exibir contagens regressivas personalizadas antes das estreias. Elas terão temas específicos que, segundo a plataforma, deverão se “encaixar” mais facilmente com os temas dos canais.

Os temas personalizados para contagem regressiva chegarão para todos usuários dentro de alguns meses. Já os outros dois recursos começam a ser liberados hoje para os canais qualificados – é preciso ter, pelo menos, 1.000 assinantes, por exemplo.