EnglishPortugueseSpanish

O Google Maps ganhou uma atualização em sua versão beta, permitindo que usuários do Android publiquem suas próprias fotos no Street View, o visualizador de ruas do app de GPS. Segundo a empresa divulgou, isso é possível graças à tecnologia ARCore, que o Google usa para suas experiências com o Live View.

De acordo com o Google, tudo o que você tem que fazer é capturar uma série de fotos à medida que se move por uma rua. O app do Google Maps fará a composição necessária e publicará o resultado sozinho, dentro de uma função intitulada “Connected Photos” (“Fotos conectadas”, na tradução literal).

publicidade
Google Maps Street View
Gif que mostra os efeitos da atualização no Google Maps: note a linha pontilhada azul que representa uma área com as ‘Fotos Conectadas’ (Imagem: Google/Divulgação)

“Depois de gravar suas imagens e publicá-las pelo app do Street View, nós vamos, automaticamente, rotacioná-las, posicioná-las e criar uma composição de fotos conectadas”, disse o Google. “Nós então vamos posicionar corretamente essas fotos conectadas dentro do Google Maps, para que o seu Street View possa ser encontrado na localização exata de onde as fotos foram tiradas, para que outros as vejam e as explorem”.

“Em breve” para todos

Com a novidade, a visualização das ruas no Google Maps também será minimamente alterada: a fim de representar as localidades onde as fotos conectadas estejam disponíveis, o mapa, visto pelo alto, exibirá uma linha pontilhada azul, conforme você vê no gif acima. O Google informa que as fotos conectadas serão a fonte primária de visualização de um endereço, caso elas estejam disponíveis naquele local.

Google Maps Street View
Apesar de testes primários serem executados no Brasil, novidade ainda não está disponível para o nosso público (Imagem: Google/Divulgação)

Certamente, é uma evolução do Google Maps: já era possível fazer seus próprios registros para o Street View há anos, mas para isso, era necessária uma câmera de 360º, para captura em todos os ângulos. Ao abrir o novo modelo para usuários Android, o Google não apenas permite uma participação maior da comunidade, como também consegue atualizar a visualização de endereços que mudam rapidamente, como locais em construção que, hoje, já possuem até casas.

Vale lembrar, porém, que essa função está em beta, sendo testada em dispositivos compatíveis com a tecnologia ARCore, então não é qualquer smartphone que poderá atualizar o visual de sua rua. A nova função está disponível, por enquanto, apenas para usuários em Toronto (Canadá), Nova York e Austin (EUA), bem como Nigéria, Indonésia e Costa Rica. Outros mercados devem receber a atualização “logo”, segundo a empresa.