O iOS 14.2, versão não tão recente do sistema operacional móvel da Apple, vem supostamente causando drenagem massiva da bateria de modelos mais antigos de iPhones. Segundo diversos usuários vêm relatando no fórum oficial da Apple e no Reddit, as quedas são expressivas, na casa de mais de 50% de perda em cerca de 30 minutos de uso dos aparelhos afetados, ou algo próximo de 5% reduzidos a cada um ou dois minutos.

Vários dos reclamantes asseguram tratar-se de um problema de software, haja vista que eles relatam alto percentual momentos antes das perdas registradas, bem como ganhos súbitos de carga após os aparelhos serem reiniciados. Até o momento, o iPhone XS, iPhone 7, iPhone 6S e a primeira geração do iPhone SE parecem ser os modelos impactados. O iPad Pro (2018), rodando o iPadOS 14.2, também aparece em algumas menções.

publicidade
iOS 14.2 iphone xs iphone xs max
iPhones XS e XS Max: gerações antigas do smartphone da Apple parecem afetados por problema de bateria após atualização do iOS 14.2 (Imagem: Apple/Divulgação)

O iOS 14.2 chegou algumas semanas após a versão anterior, mas sua inclusão nas atualizações da Apple não tratava especificamente de problemas de bateria dos iPhones e iPads. Ao invés disso, ele apresentou novos emojis, otimização de recarga de bateria dos AirPods e uma solução para um problema de resposta na tela do iPhone 12 Mini. Ainda não há informações de que a versão posterior – iOS 14.2.1 – trata das quedas de carga da bateria.

Vale lembrar, porém, que a versão beta pública do iOS 14.3 já está disponível há algum tempo e, embora não seja recomendável fazer de uma versão de testes a sua plataforma principal de uso, é possível que o lançamento estável dessa atualização (ainda sem data) corrija os erros de bateria.

publicidade

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre os relatos.

Fonte: Reddit, Suporte oficial da Apple