Agendada para esta terça-feira (8), às 11h, o primeiro voo de teste da Starship em alta altitude foi abortado no último segundo. Futuramente, caso os testes sejam positivos – com tecnologia e condições climáticas cooperando-, a nave espacial reutilizável da SpaceX deve transportar cargas e pessoas para qualquer lugar da Terra e, eventualmente, para a Lua, Marte e além.
O objetivo com o protótipo (SN8) da empresa, chefiada por Elon Musk, era o de atirá-lo a uma altitude de 12,5 quilômetros – ao que se sabe, a mais alta até então – para então fazê-lo planar e pousar verticalmente em uma plataforma próxima ao local de lançamento.
Após vários adiamentos durante o dia, um aborto automático ocorreu faltando apenas 1.3 segundos restantes na contagem regressiva. Segundo informações da SpaceX em transmissão pela web, não há qualquer data programada para uma nova tentativa.

Ao todo, a empresa chefiada por Musk coleciona cinco voos testes com a Starship, entretanto, todos eles não ultrapassaram os 150 metros com os modelos mais simples. O protótipo usado nesta terça é envolvida com aço inoxidável e a primeira com um cone de nariz, ‘abas’ corporais e três Raptor motores. Para construir e testar as Starships, a SpaceX assumiu Boca Chica, extremo sudeste do Texas (EUA).
Via: The Associated Press