A partir desta terça-feira (8), a Apple vai ajudar os usuários a entender as regras de privacidade de um aplicativo antes de baixá-lo em qualquer plataforma da empresa. Para isso, a página de cada app exibirá informações sobre como os dados dos usuários são coletados.

Além disso, outra medida de segurança adotada a partir de agora pela empresa é a de remover aplicativos que não fornecerem aos usuários uma indicação clara de que podem rastreá-los enquanto usam outros apps.

Para ajudar com isso, a empresa criou o App Trancking Transparency, um recurso que exigirá uma notificação pop-up dizendo que o software “gostaria de permissão para rastreá-lo em aplicativos e sites de propriedade de outras empresas”.

“No início do próximo ano, começaremos a exigir que todos os aplicativos que desejam fazer isso obtenham a permissão explícita de seus usuários, e os desenvolvedores que não atenderem esse padrão podem ter seus aplicativos retirados da App Store”, disse Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

publicidade
Aplicativos podem ser removidos da App Store caso não se adequem às novas regras. Foto: ymgerman/Shutterstock

Originalmente, essa funcionalidade estava marcada para começar a funcionar este ano. No entanto, a Apple decidiu dar mais um tempo para que os desenvolvedores possam realizar as alterações necessárias para se adequar às novas regras.

Obviamente, a iniciativa foi bastante criticada por empresas do setor de publicidade. Alguns acreditam, inclusive, que os usuários se recusarão a conceder essa permissão. Algumas outras companhias de tecnologia também se mostraram contrárias à ideia ao declararem que isso pode prejudicar desenvolvedores menores, como empresas de jogos.

Federighi rebateu as críticas dizendo que, “quando o rastreamento invasivo é o seu modelo de negócios, você tende a não aceitar a transparência e a escolha do cliente”. Resta saber se as empresas conseguirão se adequar a tempo.

Via: Reuters