O Google anunciou na quarta-feira (9) o lançamento do aplicativo Google Health Studies. Segundo comunicado da empresa, o app busca facilitar a participação das pessoas em pesquisas médicas, e já tem, em sua estreia, um estudo pronto para consulta, voltado a doenças respiratórias como a gripe e a Covid-19.

A partir de informações fornecidas pelo usuário, o app vai traçar perfis demográficos de doenças, os quais serão usados em estudos clínicos para determinar rumos e métricas de infecções.

publicidade

Dados como seu gênero, raça e idade, além de quais sintomas você vem sentindo e quais precauções vem tomando. No caso da Covid-19, também poderá informar se realizou algum teste de detecção da doença, bem como seu resultado.

Google Health Studies
App Google Health Studies, disponível no Android, permite que você participe de pesquisas médicas. Imagem: Google/Divulgação

A privacidade das informações enviadas é assegurada, uma vez que os dados serão compartilhados com pesquisadores por um método conhecido como “aprendizado federado” (do inglês, “federated learning”). Ele consiste no envio de “pacotes” de dados sem identificadores individuais.

publicidade

Em outras palavras, o Google vai juntar em um só arquivo as informações pertinentes às infecções presentes no seu bairro, dizendo aos pesquisadores quantas pessoas da região estão doentes, quais os sintomas mais e menos comuns e quais práticas preventivas estão em mais evidência para a área. Em nada disso, seu nome ou outras informações pessoais estarão presentes.

Google Health Studies
Como os dados que você fornece são enviados aos pesquisadores em pacotes, o Google não viola a sua privacidade, impedindo sua identificação. Imagem: Google/Divulgação

Google Health Studies x Apple Research

O lançamento do Google Health Studies também vai esquentar a concorrência entre a empresa e a Apple, que no ano passado lançou o Research, um app para iOS que tem mais ou menos a mesma função, mas para uma gama bem diferente de situações, contemplando ciclos menstruais, mobilidade e saúde do coração.

publicidade

O Google Health Studies contemplará exclusivamente usuários do Android que comprem produtos pertinentes ao sistema operacional – além de smartphones, pulseiras inteligentes e smartwatches também se incluem na lista.

Por ora, o novo app do Google está disponível apenas nos EUA. Ainda não há informações de quando ele deve chegar em outros mercados.

publicidade

Fonte: Google