Qualcomm lança plataforma para aceleração de cidades inteligentes

Suíte da Qualcomm auxilia na transformação digital de espaços conectados, especialmente em educação, logística, gestão de construção e saúde
Por Renato Mota, editado por Flávio Pinto 09/12/2020 16h03, atualizada em 09/12/2020 16h25
qualcomm-headquarters
Qualcomm/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Qualcomm lançou nesta quarta-feira (9) a IoT Services Suite, uma plataforma de ferramentas para auxiliar na transformação digital de cidades inteligentes e espaços conectados, especialmente para os setores de educação, logística, gestão de construção e saúde. A ideia é oferecer Internet das Coisas como serviço (IoTaaS) com uma solução de implantação plug-and-play de dispositivos, software e ferramentas de integração de plataforma.

“Nós deciframos o código da fragmentação da IoT em uma plataforma de entrega onipresente”, explica Sanjeet Pandit, chefe global de cidades inteligentes da Qualcomm. “Não havia como a Qualcomm apenas vender chips e esperar que as coisas acontecessem. Somos os primeiros a levar todo o ecossistema conosco e dizer como monetizá-lo e como integrá-lo”.

A plataforma permite que empresas e administrações públicas criem e implementem aplicativos inteligentes, como soluções para iluminação, sinalização e estacionamento. Em colaboração com a Infinite Computer Solutions, a Qualcomm integra subsistemas de processadores para oferecer suporte a middleware, operações de dados, serviços em nuvem, análises e Inteligência Artificial.

“Será totalmente aberto e modular e independente de plataforma”, explica Pandit, que garante que a Qualcomm está disposta a trabalhar com chips de concorrentes na suíte. Para exemplificar a aplicação de IoTaaS, a empresa lançou um campus inteligente em San Diego, que exibe casos de uso real de soluções ponta a ponta disponíveis comercialmente.

O Qualcomm Smart Campus inclui uma rede 5G, estacionamento inteligente, iluminação, transporte, logística, latas de lixo e câmeras de segurança conectadas. Um centro de comando com visibilidade operacional da rede e com sensores conectados e dispositivos IoT em tempo real controla tudo de maneira remota.

Via: Fierce Electronics

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital