Sistema Gov.br adota autenticação em dois fatores

Governo Federal adiciona camada de segurança ao portal Gov.br por meio da autenticação em dois fatores
Por Bruno Felix, editado por Neil Patel Brasil 10/12/2020 08h08, atualizada em 16/05/2022 19h59
Navegador web exibe a página do portal Gov.br na tela de um computador
Portal Gov.br ganha mais uma camada de segurança com autenticação em dois fatores. Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (9) que irá adotar o sistema de autenticação em dois fatores para acesso aos serviços do portal Gov.br, como o CPF Digital, Carteira Digital de Trânsito e Receita Federal.

De acordo com o comunicado, o objetivo é dar mais segurança ao cidadão, buscando diminuir as possibilidades de furto de senhas e dados. Atualmente, o sistema conta com 85 milhões de pessoas cadastradas.

A autenticação em dois fatores (2FA) já é bem conhecida por ser integrada a aplicativos como Instagram e Uber, além de lojas como a Amazon. Ela funciona por meio do envio de um código de segurança para o telefone do usuário no momento em que tenta fazer login em uma conta.

Para utilizar a novidade na rede de serviços do governo, é necessário ter instalado o aplicativo ‘Meu Gov.br’ no smartphone. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS.

CPF Digital é um dos serviços que utiliza o sistema Gov.br. Crédito: Play Store/Divulgação

“Mesmo que alguém furte sua senha e seu CPF, não vai conseguir acessar. O celular se torna o segundo fator de autenticação”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Cada acesso aos serviços ligados ao portal gerará um código diferente, segundo o comunicado. O usuário terá a opção de não utilizar a autenticação em dois fatores no primeiro momento, e poderá desativá-la posteriormente.

Não foi especificado se será possível integrar o recurso de segurança a aplicativos de autenticação como o Google Authenticator ou o Authy.

Saiba também como subir de nível da conta Gov.br para ter acesso a todos os recursos disponíveis!

Fonte: Ministério da Economia

Redator(a)

Bruno Felix é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Neil Patel Brasil é redator(a) no Olhar Digital