EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Nesta segunda-feira (14) acontece o único eclipse solar total de 2020. Vários países da América do Sul, incluindo o Brasil, poderão ver parte do fenômeno, que está previsto para ocorrer entre 11h33 e 15h53 pelo horário de Brasília.


No entanto, os brasileiros não verão o acontecido em sua totalidade. Por aqui, o fenômeno será visto apenas de maneira parcial – ao contrário, por exemplo, de alguns pontos da Argentina e Chile, em que o evento será observado completamente.

publicidade


Contudo, o acontecimento deve durar pouco tempo. Segundo a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, a Lua nova passará sobre a face do Sol em um processo que levará cerca de 24 minutos, mas a cobertura total deve durar pouco mais de dois minutos.


Cuidados antes de observar o eclipse solar de hoje

Olhar diretamente para o Sol pode ser prejudicial. Foto: Mike_shots/Shutterstock


Se você quiser assistir o eclipse solar desta segunda-feira olhando para o céu, há uma série de cuidados que precisam ser tomados. Por exemplo, um mito bastante comum é utilizar chapas de raio-x para observar fenômenos solares. Isso não deve ser feito, já que o material não é feito para isso.


Outro item bastante utilizado é a câmera do celular. Muitos acreditam que olhar por ela diminui o impacto dos raios solares, mas isso é um engano.

Você até consegue observar deste modo, mas, assim como o olho, as câmeras dos smartphones são bastante sensíveis, e podem até ser danificadas pelo Sol, o que traria problemas em sua utilização posterior.

publicidade


Antigamente, filmes de câmeras analógicas eram bastante comuns para este fim, mas, assim como as chapas de raio-x, o material não foi feito com essa finalidade. Por isso, raios prejudiciais para a visão humana podem passar diretamente para o olho.


Binóculos também não são recomendados para isso. Pense nos danos causados pela luz solar ao olhar diretamente para o céu, agora pense que as lentes do binóculo servem para aumentar a visão das coisas, o impacto pode ser bem maior. Há filtros específicos que podem ser comprados e aplicados a esses equipamentos para que a observação seja possível, mas que não são baratos e nem fáceis de se achar.


Maneiras corretas de observar o eclipse solar desta segunda-feira


Atualmente, existem óculos ou visores especiais para observação desse fenômeno. Esses equipamentos possuem filtros bastante potentes que são responsáveis por filtrar todos os raios prejudiciais vindos do Sol.


No entanto, é importante deixar claro que, para saber se esses métodos podem ser utilizados, é importante ter certeza de que os instrumentos tenham certificação de proteção e consigam filtrar mais de 99,999% de luz solar.


Além disso, uma outra opção para observar o eclipse solar desta segunda-feira é uma transmissão do fenômeno que será feita pela Nasa. O evento ao vivo poderá ser visto no site oficial da agência espacial a partir das 11h40 (horário de Brasília).