EnglishPortugueseSpanish

Uma parceria entre a Ford, um fundo de financiamento educacional e a Argo AI, parceira da montadora especializada em inteligência artificial, viabilizou uma nova fase de testes para o programa de veículos autônomos da companhia.

Parte da frota da empresa, composta por unidades do modelo Ford Fusion em sua versão com motor híbrido, começou a fazer entregas de alimentos em Miami, na Flórida. O projeto é pioneiro para a gigante do setor de veículos.

publicidade

Quem está estudando em casa por conta da pandemia, por exemplo, pode ser atendido pelo projeto no condado de Miami-Dade, região com quase três milhões de habitantes.

Ford Fusion com motor híbrido foi escolhido para ser veículo autônomo de entregas na Flórida. Imagem: Ford/Reprodução

Membros do fundo de financiamento educacional ficam responsáveis por abastecer os carros com os alimentos. Em seguida, cada veículo presente é designado para o seu respectivo local de entrega. A estimativa é de que 50 famílias sejam beneficiadas com a ação.

Segundo a Ford, além de testar sua plataforma de carros autônomos em cenários reais, a ideia é promover um estilo de vida mais saudável, destacando a importância de consumir mais alimentos frescos como frutas e legumes.

Automação ainda é “limitada”

O projeto ainda esbarra em algumas limitações importantes. Os carros, por exemplo, ainda dependem de monitoração constante. Durante o percurso de entregas, dois especialistas em inteligência artificial são designados para acompanhar o andamento do processo. Se necessário, ambos estão prontos para assumir o volante caso algum problema seja identificado.

Ainda assim, a ideia é importante para verificar como o segmento de carros autônomos se comporta em diferentes cenários da vida real. Em algumas situações, estacionar pode não ser uma opção viável, sem contar com entregas em locais de difícil acesso.

Investir no setor de entregas com veículos autônomos é prioridade da Ford para o futuro. Imagem: josefkubes/Shutterstock

Segundo a Ford, estudos como esse também devem continuar no decorrer de 2021. Tudo vai depender do sucesso do programa implementado atualmente em Miami.

Na prática, além de ajudar a comunidade local com o serviço de entregas diferenciado, o feedback desse iniciativa pode ser fundamental para a companhia entender melhor o seu público alvo.

As entregas com veículos autônomos vão funcionar em período de testes por dois meses na Flórida. No futuro, o objetivo da Ford é criar sua própria plataforma de entregas comerciais totalmente automatizada.

Via: Engadget