Google compra Neverware para transformar PCs velhos em Chromebooks

Aquisição da Neverware dá ao Google acesso à tecnologia CloudReady, que será incorporada à equipe de desenvolvimento do Chrome OS
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 16/12/2020 16h08, atualizada em 16/12/2020 16h16
Chromebook
Imagem: Konstantin Savusia/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google finalizou a compra da Neverware, empresa que é dona da tecnologia CloudReady, tipo de sistema operacional que permite que aparelhos antigos possam ser transformados em “dispositivos Chrome”. O objetivo da aquisição, ao que tudo indica, é o de usar este recurso para transformar laptops e computadores velhos em Chromebooks.

Os valores da aquisição não foram divulgados. O anúncio foi feito sem muito alarde em um post de perguntas e respostas (“FAQ”) no site da Neverware.

Pelo documento, não serão feitas grandes mudanças na condução do sistema CloudReady, embora a postagem conceda que a tecnologia será incorporada ao time de desenvolvimento por trás do Chrome OS, o sistema operacional embarcado nos Chromebooks.

google compra neverware
Chrome OS é conhecido por ser um sistema operacional leve, ideal para Chromebooks e máquinas de configuração modesta ou antiga. Imagem: CC Photo Labs/Shutterstock

Segundo o anúncio, os clientes atuais da Neverware não só não serão afetados pela compra do Google, como eventualmente ganharão upgrades gratuitos para versões futuras da plataforma já incorporada dentro do Chrome OS. “A longo prazo, a CloudReady se tornará uma oferta oficial do Chrome OS, e atuais clientes terão o upgrade sem problemas conforme isso acontece”, diz o post.

Vendas de Chromebooks

Adicionar a tecnologia Cloudware ao seu portfólio pode ser uma jogada bem acertada para o Google. Segundo o site de análise de mercados Statista, em 2020 foram vendidas cerca de 20 milhões de unidades de Chromebooks, versus 17 milhões em 2019.

Com a aquisição da Neverware, porém, a empresa poderá pulverizar seu sistema operacional sem necessariamente vender novas máquinas – fazendo uma “renovação” de máquinas antigas.

Esse tipo de manobra tecnológica é mais comum para usuários do Linux, que tem uma configuração leve que o faz caber em qualquer máquina. Entretanto, esse tipo de alteração pode ser assustadora para quem não tem familiaridade com esse sistema operacional. Com a CloudReady, esse mesmo processo é feito em alguns cliques.

Fonte: Neverware / Statista

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.