O Facebook lançou, na Índia, o Instagram Lite, uma versão bastante enxuta do app que dá acesso à rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Com um arquivo de apenas 2 MB de tamanho, o Instagram Lite se concentra na experiência principal da rede, removendo funções extras como o Reels, Shopping ou IGTV.

A medida se deu após uma queda considerável no volume de usuários do aplicativo principal, haja vista que, na Índia, é grande o público com limitação na largura de banda ou que porta smartphones de hardware e sistemas operacionais mais fracos (como o Android Go, por exemplo). Por isso, o Facebook desenhou uma versão amplamente reduzida, a fim de se tornar mais atraente a essa demografia.

publicidade
Instagram Lite
Instagram Lite chega ao mercado indiano sem diversas funções extras, mas priorizando usuários com pouca memória ou limitação de banda. Imagem: Instagram/Divulgação

“Com o teste do Instagram Lite (…), temos o objetivo de democratizar a expressão e criatividade de um número maior de pessoas na Índia. Também esperamos ganhar um insight mais valoroso antes de um lançamento global do app”, disse Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, em um evento local de lançamento.

O porta-voz antecipa a disponibilização global do “novo” app, porém não informa nenhum prazo específico para que isso aconteça.

Vale ressaltar que, até o começo deste ano, já existia um “Instagram Lite” nas lojas de aplicativos, porém não é o mesmo caso. Este primeiro app foi descontinuado pelo Facebook pouco antes do início da pandemia da Covid-19, favorecendo a chegada da versão atual. Já o novo app se encontra disponível em diversos idiomas locais da Índia, como bengali, guzerate, híndi, canaresa, malaiala, marata, panjabi, tâmil e telugo, entre outros.

Fonte: XDA Developers