Google paga usuários por bugs no Gmail, Drive, Fotos

Falha em serviços de nuvem obrigava consumidores do Google a comprarem pacotes de armazenamento e memória contra suas vontades
Por Rafael Arbulu, editado por Liliane Nakagawa 24/12/2020 14h18, atualizada em 24/12/2020 15h55
Google Photos
Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está reembolsando usuários afetados por um bug em seus serviços de cloud. Segundo informações do Express, uma falha encontrada no Google Drive, Gmail, Google Fotos e outras plataformas do tipo forçava usuários do iOS a adquirirem pacotes de memória e armazenamento contra suas vontades.

Basicamente, o bug envia uma notificação para o usuário, alertando-o de que já estava utilizando todos os 15 GB de espaço gratuito de armazenamento oferecido pelo serviços. O Google ainda não descobriu a origem do bug, mas caso você ainda esteja vendo esse alerta, a empresa ressalta que você pode ignorá-lo.

google reembolsando bug cloud
Bug no Google Fotos e outros serviços de nuvem da empresa de Mountain View forçava usuários a comprarem mais espaço de armazenamento. Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

Apesar do aviso da empresa acalmar os ânimos de algumas pessoas, o fato da notificação ter vindo do próprio Google (ao invés de uma interferência externa), fez com que alguns usuários acreditassem nela, efetivamente adquirindo pacotes de expansão de espaço sem necessariamente precisar dele.

Bug: falha de serviço na nuvem começou em janeiro

O Google já está no processo de identificar e contactar os usuários que se encontram nessa situação, e o processo deve tomar algumas semanas. Eventualmente, um e-mail da empresa será enviado para os consumidores afetados, que precisarão apenas responder a mensagem com as orientações contidas nela. A partir daí, a própria companhia cuidará do processo.

O Google relatou que, apesar de ter identificado o bug apenas recentemente, ele parece estar agindo desde janeiro de 2020, daí a razão do número de pessoas afetadas ser um pouco mais alto, e o processo de reembolso ser um pouco mais demorado.

Falando em armazenamento, o Olhar Digital publicou recentemente um tutorial para ajudar você a identificar os arquivos mais pesados do seu Google Fotos. Você pode acessar a plataforma Google One, inserindo as suas credenciais de login e monitorar a aba “Espaço”, vendo arquivo por arquivo o que não lhe serve mais, economizando seu espaço virtual para novos uploads.

Fonte: The Express

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Liliane Nakagawa é redator(a) no Olhar Digital