O WhatsApp recebe atualizações de forma constante para ganhar novos recursos e também se manter seguro. A partir do dia 1º de janeiro, entretanto, quem estiver com um celular mais antigo estará correndo o risco de ficar sem acesso ao serviço e, por isto, pode ser uma boa ideia conferir quais são os melhores mensageiros para substituir o WhatsApp em celulares antigos.

Para esta tarefa, felizmente, existem diversas opções bem completas para celulares com o Android, iOS (sistema do iPhone), sendo que muitos deles também podem ser usados até mesmo no PC. A seguir, confira os 10 melhores mensageiros para substituir o WhatsApp em celulares antigos.

publicidade

Importante

O WhatsApp deixará de funcionar a partir do dia 1º de janeiro em aparelhos e só rodará quem tiver ao menos a versão 4.0.3 do Android ou 9 do iOS (sistema do iPhone). Por sua vez, outros aplicativos mensageiros também requerem versões mais atualizadas dos sistemas para serem utilizados. Para saber todos os detalhes e em quais aparelhos o WhatsApp deixará de funcionar, acesse esta outra matéria do Olhar Digital.

Assim, a lista a lista abaixo elaborada pelo Olhar Digital traz apenas os programas com os menores requisitos mínimos na Google Play e App Store em relação a versão do sistema operacional. As outras opções encontradas por nós nas lojas exigiam versões mais recentes do Android e do iOS.

publicidade

Os melhores mensageiros para substituir o WhatsApp em celulares antigos

Signal – Google Play/App Store – Android 4.4 ou superior / iOS 11.0 ou superior

Sendo considerado um dos aplicativos mensageiros mais seguros da atualidade, pouco a pouco o Signal vem se popularizando. Sendo uma opção gratuita, o Signal traz chamadas de voz/vídeo em HD, opções avançadas para a edição de imagens e até a possibilidade de personalizar os alertas para cada um de seus contatos.

publicidade
Signal

Por sua vez, quem precisa utilizá-lo no PC, também gostará de saber que o Signal tem versões para Windows, Mac e Linux, que podem ser baixadas através de seu site oficial por meio deste link.

Telegram – Google Play/App Store – Android 4.0 ou superior / iOS 9.0 ou superior

publicidade

Já outro aplicativo bastante popular, principalmente por conta de seus canais e outros recursos exclusivos, também é uma boa opção para quem tem um celular mais antigo. Inclusive, em uma de suas últimas atualizações, o Telegram finalmente recebeu o tão aguardo suporte a chamadas de voz com alguns recursos bem diferenciados para celulares.

Telegram

Outra vantagem do Telegram ainda em relação ao WhatsApp fica por conta do seu sistema de login, que facilita o seu uso em múltiplos dispositivos.

Skype – Google Play/App Store – Android 4.0 ou superior/iOS 10.0 ou superior

O Skype é um programa que teve o seu começo nos computadores, mas que está disponível atualmente em várias plataformas. Apesar de não ter uma usabilidade tão fácil quanto a dos outros programas desta lista, felizmente, o Skype ainda roda bem em alguns aparelhos mais antigos.

Skype

Já quando o assunto é chamadas de vídeo, é nelas que o aplicativo se destaca com opções para você desfocar o seu fundo ou até mesmo usar um plano de fundo virtual, que pode ser bem útil em diferentes ocasiões.

Viber – Google Play/App Store – Android 4.2/iOS 10.0 ou superior

Outra opção bem conhecida de nossa lista fica com o aplicativo Viper, que se destaca por poder ter grupos com até 250 pessoas. Não apenas isto, muita gente também acaba gostando do aplicativo por sua facilidade de permitir esconder certas conversas.

Line – Google Play/App Store – Android 5.0 ou superior/iOS 12.0 ou superior

Mais um aplicativo que também vem se popularizando bastante fica por conta do Line, que se destaca por alguns recursos parecidos com o quais estamos acostumados a ver em redes sociais. Além disso, outra função sua de destaque fica para o seu espaço de armazenamento pessoal, onde você poderá guardar fotos, vídeos e outros itens.

Line

WeChat – Google Play/App Store – Android 5.0 ou superior/iOS 11.0 ou superior

Outro aplicativo de destaque na lista fica com o WeChat, que além de servir para a troca de mensagens também conta com jogos, programas embutidos e até mesmo um sistema de pagamentos, que já é bem popular em outras partes do mundo.

WeChat

ICQ – Google Play/App Store – Android 5.0 ou superior / iOS 11.0 ou superior

Considerado por muitos um dos principais responsáveis por popularizar os mensageiros, o ICQ mudou bastante desde o seu começo e até recebeu uma nova versão bem interessante neste ano com recursos novos.

ICQ

Kik – Google Play/App Store – Android 4.1 ou superior / iOS 9.0 ou superior

Uma opção bem interessante principalmente para quem quer falar com desconhecidos sem ter que passar seus dados é o Kik. Nele, você pode criar um usuário sem usar o número de telefone e criar grupos com até 50 pessoas usando apenas hashtags.

Kik

Librem Chat – Google Play/App Store – Android 4.1 ou superior / iOS 10.0 ou superior

Já uma opção com menos recursos, mas que possui uma criptografia de ponta a ponta para as suas conversas fica com o programa Librem Chat. Nele, você cria uma conta com o seu e-mail e poderá realizar conversas por texto ou chamadas de vídeos e voz.

Librem Chat

Kakaotalk – Google Play/App Store – Android 5.0 ou superior / iOS 12.0 ou superior

O último título de nossa lista é o Kakaotalk, que tem como maior destaque o fato de permitir a criação de grupos sem um limite para o número de participantes. Além disto, o aplicativo também conta com emoticons únicos e até um “filtro de voz”, que pode deixar você ou seus amigos com vozes bem divertidas.

KakaoTalk