A Panasonic confirmou nesta semana que pretende começar os testes com entregas a domicílio utilizando robôs autônomos. Por enquanto, a novidade estará restrita apenas para a região de Kanagawa, no Japão. Segundo os dados do país, os casos de Covid-19 vêm aumentando nessa área. Essa medida também visa reduzir ainda mais o contato desnecessário com outras pessoas em tempos de pandemia.

O objetivo da companhia é saber como esses robôs autônomos funcionam em cenários reais. Segundo a Panasonic, seus robôs de entregas conseguem fazer seus trajetos com velocidade máxima de 4 km/h, mesmo carregados com encomendas. A iniciativa é uma parceria da empresa com autoridades locais.

Robôs autônomos inteligentes

Robô autônomo da Panasonic
Robôs autônomos da Panasonic já estão rodando pelas ruas de Fujisawa. Imagem: KYODO/Reprodução

Vale destacar que os robôs autônomos ganharam protagonismo durante o período de pandemia com a necessidade de manter o isolamento social. A Covid-19 também fez com que o varejo online se tornasse uma opção viável até para a compra de alimentos e itens básicos. Outro fator que acabou aumentando a demanda por novas modalidades de entrega no Japão e no mundo.

Segundo a Panasonic, a primeira fase de testes já começou em dezembro. Por ora, os robôs autônomos estão sendo postos à prova nas ruas da cidade de Fujisawa. Em um segundo momento, de fevereiro até março de 2021, os robôs vão começar a entregar comida e outros itens para os residentes da região.

publicidade

Para evitar problemas durantes as entregas, os robôs inteligentes da Panasonic também são capazes de evitar obstáculos no meio do caminho. Se algo der errado, os robôs também podem ser controlados de forma remota.

Segundo as informações do Japantimes, a Panasonic é uma das gigantes da tecnologia engajada na readequação das leis de transporte do Japão para acomodar o uso de veículos autônomos no futuro.

Fonte: Japantimes