Há três anos, o WhatsApp apresentou um recurso útil para muitos usuários chamado Click to Chat, mas poucos exploraram essa função. Basicamente o recurso possibilita salvar notas pessoais dentro do mensageiro.

O Click to Chat permite abrir rapidamente uma conversa sem precisar salvar o número de telefone na lista de contatos. Além disso, ele pode funcionar como uma espécie de agenda no chat pessoal.

Para abrir uma conversa com seu número, basta abrir o navegador e digitar na barra de pesquisa: https://wa.me/<número>, em que “<número>” é o número de telefone completo, em padrão internacional (contendo o código do país). Você também poderá enviar uma mensagem contendo o link direto do WhatsApp para qualquer conversa no mensageiro.

Em um exemplo prático, suponha o número de telefone 99123-4567, cadastrado na cidade de São Paulo, por exemplo. Em formato internacional, o número seria +55 11 99123-4567. Portanto, o link para uma conversa com seu próprio WhatsApp é https://wa.me/5511991234567. Perceba que não é necessário inserir nenhum símbolo, apenas os números.

publicidade
printscreen da tela do click to chat para salvar notas no whatsapp
Use o Click to Chat para salvar anotações. Imagem: WhatsApp/Reprodução

Depois de acessar o endereço, o WhatsApp abrirá automaticamente para sua conversa. Caso não aconteça, você pode clicar em “Iniciar conversa” e, posteriormente, enviar as anotações.

Muitos usuários do app tentavam recriar esse recurso usando grupos vazios. Utilizar o Click to Chat, entretanto, tem uma vantagem: a função não consome dados móveis, porque as mensagens e mídia não são enviadas para o servidor do WhatsApp.

Agora, você já pode fazer suas anotações pelo link e consultá-las sempre que precisar.