Como usar a função ‘mensagens que desaparecem’ no Signal

Recurso disponível no aplicativo é mais uma camada de segurança que ajuda a preservar a privacidade dos usuários do mensageiro
Por Gabriel Sérvio, editado por Daniel Junqueira 08/01/2021 15h57, atualizada em 08/01/2021 16h49
20201127113204
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Signal é um mensageiro baseado em código aberto que preza pela segurança e privacidade dos usuários. Um dos recursos dele é a possibilidade de enviar mensagens que desaparecem automaticamente com o passar do tempo.

Imagem: Maor Winetrob/ShutterstockMensageiro da Signal Foundation também conta com criptografia de ponta a ponta. Imagem: Maor Winetrob/Shutterstock

Caso ainda não tenha o app instalado no aparelho, acesse a Play Store para baixá-lo gratuitamente. Um dos requisitos básicos é que o dispositivo esteja rodando, ao menos, a versão 4.4 do Android.

Confira como utilizar esse recurso presente no Signal.

Privacidade em primeiro lugar

A função, que visa garantir mais privacidade aos usuários, determina que todas as mensagens trocadas dentro de uma conversa sejam apagadas da tela de chat automaticamente. Para acessar e ativar essa funcionalidade no dispositivo, siga os passos abaixo:

Como usar as mensagens que desaparecem no Signal

Para usar a função do Signal que permite enviar mensagens que desaparecem é fácil. Confira o guia abaixo:

1. Abra a tela de chat que deseja ativar o recurso e toque no ícone de três pontos verticais para ter acesso ao menu de configurações.

2. Agora, toque em ‘Mensagens efêmeras’.

3. É possível escolher um determinado período de tempo para que as mensagens desapareçam do chat. As opções vão desde cinco segundos até uma semana.

Um ícone de cronômetro no canto inferior das mensagens aparecerá na janela da conversa, indicando para o usuário que o recurso está ativo;

Vale ressaltar que mesmo com o recurso ativo, nada impede que terceiros continuem registrando o conteúdo da conversa de outras formas. Uma simples captura de tela, por exemplo, já é capaz de registrar mensagens ou mídias antes que elas desapareçam. Para garantir sua privacidade durante a troca de mensagens, a dica é escolher períodos de tempo mais curtos no cronômetro do aplicativo.

Como desativar as mensagens que desaparecem no Signal

Se quiser desabilitar as ‘Mensagens efêmeras’, basta seguir os passos descritos abaixo:

1. Abra novamente a janela do chat em que o recurso foi ativado;

2. Toque no cabeçalho da conversa. No exemplo, usamos o ‘Nota para mim’;

3. Na janela seguinte, toque no tempo estabelecido anteriormente;

4. Por fim, arraste com o dedo para cima e confirme a solicitação selecionando a opção ‘Desligado’.

Pronto, agora você já sabe como ativar e desativar mais um recurso de privacidade presente no Signal. O mensageiro também está disponível para iOS e PC.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.