Jovem de 16 anos consegue rodar o Linux em um iPhone 7

Por Rafael Rigues, editado por Flávio Pinto 14/01/2021 11h27, atualizada em 14/01/2021 12h56
iPhone_7_shutterstock_547978801
iPhone 7
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um jovem de 16 anos identificado como “newhacker1746” nos fóruns de discussão do Reddit conseguiu rodar uma distribuição Linux completa, com interface gráfica, em um velho iPhone 7

Segundo o jovem, o iPhone pertencia a sua avó e estava tecnicamente “morto”: a memória interna (NVMe NAND) deixou de funcionar, o que significa que o aparelho nunca mais conseguirá rodar o iOS. Entretanto, ainda podia ser colocado em modo de recuperação (DFU), o que permite interagir com o processo de boot.

O que newhacker1746 fez foi compilar um kernel Linux adequado para o processador Apple A10 do iPhone 7, e configurá-lo para carregar o sistema operacional (o Ubuntu 20.04) a partir de um disco remoto compartilhado na rede (via NFS), contornando assim a falta de um “disco” interno no iPhone.

O processo não é simples, mas o hacker escreveu instruções detalhadas para que permitem a qualquer um experiente com Linux repetir o processo. Inicialmente o sistema operacional rodava apenas em modo texto, mas um dia depois ele obteve sucesso ao carregar a interface gráfica do Ubuntu (o ambiente deskop Gnome) e rodar aplicativos como o Firefox.

O iPhone 7 foi lançado há 4 anos, e seu hardware pode ser considerado ultrapassado perante os smartphones atuais, já que é baseado em um processador Quad-Core acompanhado por apenas 2 GB de RAM.

Ainda assim, segundo newhacker1746, o desempenho (em instruções por ciclo de máquina, Instructions Per Clock) é similar ao de alguns processadores Intel Skylake da sexta geração da família Core, de 2015, e a performance por watt é “simplesmente estonteante”.

Com isso, o iPhone vai ser transformado em um pequeno servidor, para aliviar a carga de processamento do servidor principal onde o jovem roda os sites de alguns clubes de sua escola e servidores de jogos para os amigos. Um uso digno, ainda mais considerando a reputação que o Linux tem de dar “vida extra” a hardware que, de outra, forma seria considerado obsoleto.

Fonte: Reddit

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital