A Mozilla lançou nesta quarta-feira (16) o Firefox 84, versão atualizada de seu principal navegador de internet. O maior destaque traz um benefício interessante aos usuários do macOS: o novo browser agora conta com suporte nativo aos processadores Apple Silicon, inaugurados pela empresa de Cupertino nos modelos mais recentes de Macs.

De acordo com a fundação Mozilla, o Firefox 84 traz o dobro de velocidade de resposta em aplicações baseadas na web, como rodar a Netflix ou o Spotify diretamente do navegador ao invés dos apps dedicados.

A abertura do navegador está até 2,5 vezes mais veloz do que versões anteriores no macOS, segundo o benchmark feito via SpeedoMeter 2.0 – comparado aos ganhos já previamente obtidos na versão 82. Então, se você procura uma opção de browser para o Google Chrome ou o Safari, vale conferir o Firefox 84.

firefox 84
Firefox 84 chega com suporte nativo a processadores Apple Silicon, carregando aplicações web com o dobro de velocidade, segundo a Mozilla. Imagem: Sharaf Maksumov/Shutterstock

Firefox 84: última versão com Flash

A Mozilla ressalta, porém, que alguns usuários podem encontrar erros de reprodução de mídias caso o pacote Rosetta não tenha sido instalado anteriormente.

publicidade

Também vale destacar que o Firefox 84 será a última versão a ser lançada com suporte à tecnologia Flash. A Adobe vai descontinuar este recurso ao final de 2020, então atualizações posteriores já não apresentarão compatibilidade com ele.

No lado do desenvolvedor, o Firefox 84 agora consegue fazer o “debugging” de quedas inesperadas por meio do painel de rede (Network), além de uma interface aprimorada para o preenchimento de formulários de bugs desconhecidos, a fim de ajudar a comunidade a melhorar o desempenho e estabilidade do navegador.