O Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo. Além de ter agregado os usuários do falecido Internet Explorer, seu sucesso se deve também a suas diversas funcionalidades, como o uso de extensões, por exemplo. Uma das mais interessantes, que foi desenvolvida pelo próprio Google, é a possibilidade de se criar links diretos para um texto específico na página.

Disponibilizada em julho de 2020, a extensão permite que o usuário crie um link para um trecho específico do texto em uma página na web. Assim, quando o link for enviado, a pessoa que abri-lo não só será encaminhada para a página, como também para o trecho que foi destacado.

A ferramenta é muito útil quando se quer, por exemplo, mostrar algo exato em um texto muito longo, entretanto, ainda com a fonte da informação inteira disponível.

Exemplo de página com links diretos com texto destacado.
Trecho fica destacado em amarelo. Note como a nova URL da página com o trecho destacado é maior e mais complicada. Créditos: Captura de tela/OlharDigital

 A tecnologia é a mesma que o Google usa para exibir trechos específicos clicáveis ao realizar pesquisas no buscador. Até então, porém, havia a dificuldade de criar manualmente tais links, pois o resultado era uma URL bem mais extensa e complexa.

publicidade

Para enviar os links com textos destacados, basta o usuário instalar a extensão no navegador do Google, atualizado a partir da versão 80. A URL gerada pode ser facilmente compartilhada e colada em qualquer navegador compatível com a função, como o Firefox e o Safari.

Confira a seguir o passo a passo de como instalar e utilizar a extensão.

Como instalar a extensão

  1. No Google Chrome e logado em sua conta, abra o link da extensão;
  2. Clique em “Usar no Chrome”;

3. Clique em “Adicionar extensão”;

4. A extensão está instalada.

  1. No Chrome, abra a página que possui o trecho de interesse que pretende enviar;

2. Selecione o trecho do texto que você quer que seja destacado;

3. Clique com o botão direito do mouse sobre o trecho e clique em “Copy Link to Selected Text”;

4. Agora é só enviar o link para o destinatário. Ao abri-lo, ele será direcionado automaticamente para o trecho selecionado.