Com a expectativa pelo início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil , surge uma oportunidade para os criminosos usarem sua habilidade de engenharia social para prejudicar cidadãos incautos. O Ministério da Saúde publicou em seu perfil no Facebook um alerta sobre um golpe que usa a vacinação como “isca” para roubar contas em “aplicativos de mensagens”.

Segundo a mensagem, os golpistas simulam um agendamento para vacinação contra a Covid-19 e ao final pedem que a vítima informe um “código de confirmação” enviado ao aparelho. Se a vítima fizer isso, estará efetivamente dando aos bandidos acesso à sua conta do WhatsApp ou Telegram.

Resumindo, é o velho golpe do WhatsApp com uma cara nova. De posse da conta, os criminosos começam a pedir dinheiro a amigos e parentes na lista de contatos, ou usam informações das conversas para extorsão.

Alerta publicado no perfil do Ministério da Saúde no Facebook. Imagem: Reprodução

Em julho uma tentativa de golpe da falsa vacinação do WhatsApp foi gravada por uma “vítima”, que estava ciente do que estava acontecendo. No áudio, o criminoso não só confirmou o esquema como admitiu que o método pode garantir R$ 20 mil em apenas duas semanas. Ao ouvir todo o protocolo da fraude, a quase vítima pergunta se muitas pessoas caem no esquema. “Se eu fizer 50 ligações no dia, em umas 39 eu consigo [o código]”, diz o golpista. 

publicidade

O Ministério da Saúde lembra que não telefona para marcar vacinação, e que jamais pede confirmação de dados. A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 deve começar no dia 20 de janeiro.

PIX agora é usado em golpes no WhatsApp

Antigamente, ao aplicar o golpe do WhatsApp os criminosos se passavam por um conhecido da vítima (usando uma conta roubada) e pediam dinheiro para cobrir uma suposta despesa de emergência. O envio do dinheiro era feito por meio de transferências bancárias comuns, que levavam algumas horas ou até um dia para de fato serem efetivadas.

Mas com a chegada do PIX, que promete transações instantâneas entre contas – sejam elas de bancos tradicionais ou digitais -, os golpes estão se modificando e ganharam um detalhe bastante perigoso: a dificuldade para recuperação dos valores.  

Isso porque, devido à rapidez com que os pagamentos são enviados, os criminosos conseguem movimentá-lo quase que imediatamente, diminuindo drasticamente o tempo que a vítima tem para entender que caiu no golpe do WhatsApp e acionar o banco para solicitar o cancelamento da transação.  

De acordo com alguns bancos, a devolução até é possível, mas deve ser analisada caso a caso, já que o usuário autorizou a transferência do dinheiro. Mesmo assim, é recomendado que, assim que o usuário perceber que foi vítima do golpe do WhatsApp, comunique o banco para o qual o dinheiro foi destinado. Em segundo lugar, é importante se resguardar por meio de um boletim de ocorrência. Por fim, se houver problemas para resolver a questão com o banco, é possível registrar uma reclamação no Banco Central.  

Fonte: Ministério da Saúde